Um fracasso de proporções épicas

2 comentários
Notícia - 22 - jun - 2012
Avaliação do diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, sobre a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se reúne com representantes da Cúpula dos Povos, e recebe documento preliminar com demandas das organizações da sociedade civil no evento paralelo à Conferência das Nações Unidas, Rio+20. (©Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A Conferência Rio +20 acabou antes de começar. O acordo que, dizem, nos dará o futuro que queremos foi diluído e aprovado antes mesmo que os chefes de Estado tivessem embarcado para o Rio. Um por um, os poucos compromissos e metas propostos foram excluídos do texto. 

O Plano de Resgate dos Oceanos para o alto mar aguentou firme por um tempo, mas foi derrubado por uma inesperada aliança entre os Estados Unidos e a Venezuela, juntamente com Rússia e Canadá, às 2h da manhã da última terça-feira, dia 19. 

Tudo o que presenciamos foram três dias de retórica vazia e maquiagem verde por parte dos líderes globais. Esta conferência entrará para a história como a Rio -20. Os governos não conseguiram produzir o acordo histórico que precisamos para enfrentar a tempestade de crises que estão por vir: ecológicaeconômica e de igualdade.

O Rio não conseguiu nos dar o futuro que queremos, pois não temos os líderes que nós precisamos. Os líderes dos países mais poderosos apoiam o status quo e querem manter as coisas como estãocolocando vergonhosamente o lucro privado à frente das pessoas e do planeta.

Leia mais:


Em
 nenhum momento o "futuro que queremos" seria decidido na Rio +20. Ele está sendo decidido, a cada dia, nas capitais e nas salas de reuniões ao redor do mundoÉ para isso que devemos voltar nossa atenção.

A Rio +20 foi um fracasso de proporções épicas. Agora temos que trabalhar juntos para formar um movimento que consiga enfrentar as crises ecológicaeconômica e de igualdade que estão recaindo sobre nossos filhos. O único resultado desta conferência é uma raiva justificáveluma raiva que temos de transformar em ação.

2 Comentários Adicionar comentário

CMeyn says:

Creio que o caminho para o "futuro que queremos" é uma revolução da cidadania, que depende de um grande trabalho de conscient...

Enviado 26 - jun - 2012 às 15:19 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Sandokan.ap says:

Mais uma vez somos ludibriados pela força bruta do capital, nunca vamos nos contentar com as decisões de gabinete sem a participaçã...

Enviado 24 - jun - 2012 às 20:56 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 2 de 2 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.