A verdade, toda a verdade, nada mais do que a verdade

Notícia - 22 - mar - 2009
O julgamento de nossos ativistas Junichi Sato e Toru Suzuki entra em nova fase esta semana na cidade de Aomori, no Japão.

Para reforçar a defesa dos dois ativistas Junichi Sato e Toru Suzuki

, pedimos à Agência Japonesa de Pesca que divulgue todos os seus documentos sobre a venda de carne de baleia no país. Sato e Suzuki foram presos após denunciarem um grande esquema de contrabando de carne de baleia obtida durante a caça realizada no Santuário de Baleias Antártico.

Nosso pedido formal foi assinado também por Shokichi Kina, membro do Partido Democrático do Japão.

Apesar da atual crise econômica - a pior em um século no Japão - a Agência Japonesa de Pesca continua a subsidiar as expedições 'científicas' japonesas no Santuário de Baleias da Antártica em até US$ 5 milhões por ano. O programa é financiado com dinheiro público e a Agência Japonesa de Pesca se nega a informar aos cidadãos do país como esse dinheiro é gasto na atividade.

A verdade nua e crua é que o cidadão japonês vem pagando há décadas por uma atividade economicamente e ecologicamente insustentável no Santuário de Baleias na Antártica. A caça de baleias não é necessária para fins científicos nem para fins de alimentação, já que a maioria dos japoneses não consome esse tipo de produto.

Em janeiro deste ano, a Agência Japonesa de Pesca explicou assim sua decisão de esconder a venda de carne de baleia no país:

"Há o risco de não conseguirmos assegurar um programa justo de venda de carne de baleias se a informação relacionada às vendas consignadas e sua performance no mercado forem divulgadas ao público."

Mas não há desculpa legítima para manter tal informação longe do público, especialmente quando é esse público que financia o programa. Nós temos o direito à verdade, à toda a verdade, nada além da verdade!

Souvenirs ilegais

A informação inicial sobre o escândalo da carne de baleia foi trazida a nós por um informante da indústria baleeira japonesa. Depois de uma investigação de quatro meses, descobrimos que o escândalo da venda ilegal de carne de baleia no mercado japonês estava acontecendo há décadas e havia se tornado um grande segredo. Autoridades do governo não conseguiram impedir a prática e estão agora tentando legitimá-la afirmando que a carne era um 'souvenir' para a tripulação dos baleeiros que participaram da caça na Antártica.

A prisão e o  julgamento de nossos dois ativistas mostra que o lobby baleeiro sabe que não tem defesa legítima para o que faz, e agora tenta prender seus críticos. O Japão está obrigado por leis internacionais a proteger esses que expuseram a corrupção. Mas quando cidadãos preocupados como Junichi e Toru são transformados em criminosos por exporem um crime, isso envia uma mensagem para qualquer um que queira expor irregularidades do governo, que eles podem ter que pagar com sua liberdade.

Tópicos