Caça de focas no Canadá será maior do que nunca

Notícia - 13 - abr - 2004
Greenpeace se opõe a qualquer atividade comercial que possa prejudicar a população destes animais

O governo canadense aprovou recentemente um aumento no número total permitido para a caça de focas no país: até 350 mil animais podem ser abatidos este ano. As focas de "pele branca" (com até duas semanas de idade) continuam protegidas como resultado de ações do Greenpeace e de outras organizações nas décadas de 70 e 80, quando alguns dos piores abusos contra os direitos dos animais foram banidos. No entanto, as focas adultas são abatidas legalmente sob a legislação do Canadá.

A quota anual permitida pelo governo canadense para este ano é a maior desde 1967. A pesca de bacalhau no país entrou em colapso no início dos anos 90 causada por décadas de sobrepesca na região. O colapso da pesca na região provocado pela má-administração é a principal força econômica da expansão na caça de focas e faz parte de um ciclo previsível de "exploração, esgotamento dos estoques e procura por novos locais de exploração", que caracteriza a caça comercial de animais selvagens ao redor do mundo. A História tem mostrado que, enquanto houver mercado e potencial lucro proveniente do comércio de animais, a pressão da caça sobre as espécies além do nível sustentável resultará inevitavelmente na caça em níveis não-sustentáveis para as populações animais.

O Greenpeace se opõe a qualquer atividade humana que seja prejudicial para a população de focas. Nós somos contra a matança de focas voltadas para o comércio. Nós condenamos a caça de animais ameaçados, em risco de extinção ou de populações seriamente reduzidas, bem como de populações cujo status sejam desconhecidos ou que possam sofrer efeitos adversos provocados pela caça.

Quando surgem novas incertezas sobre o impacto do aquecimento global sobre o frágil meio ambiente do Ártico, um aumento na caça de focas significa que os impactos sobre a população destes animais são, no mínimo, desconhecidos.

O Greenpeace fez parte do movimento que iniciou ativa campanha contra a caça comercial de focas no Canadá entre 1976 e 1983. Desde então, grupos como o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal e outras organizações têm liderado as ações contra o massacre de focas. O Greenpeace apóia os esforços do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal e outros grupos que realizam campanha contra a caça comercial de focas.

Tópicos