Cinco mil pessoas visitam o navio do Greenpeace em Porto Alegre

Notícia - 2 - abr - 2006

"Esse navio tem alma", disse Raquel Shermann, visitante do Arctic Sunrise, no último sábado em Porto Alegre. "Dá para sentir toda sua história ao subir a bordo", completa. A curiosidade sobre as aventuras do navio e de sua tripulação talvez tenha sido o principal motivo que trouxe cerca de 5 mil pessoas até o cais do Porto. Para o coordenador de logística do Greenpeace, David Monteiro, "a visitação do navio foi melhor do que o esperado, e isso mostra a credibilidade da organização em Porto Alegre".

Além do próprio barco, os visitantes também puderam conhecer um pouco da Amazônia e ficaram chocados com as ameaças sofridas pela região. "As fotos da floresta destruída são horríveis, a sociedade se engana em achar que não podemos fazer nada a respeito", disse Vigário Salemme. Ao saírem do navio, os visitantes foram convidados a participar de um abaixo-assinado pela criação de uma rede de áreas protegidas para conter o desmatamento da floresta amazônica.

Para ajudar a organizar a visitação do navio, 20 voluntários gaúchos foram recrutados no final de semana. "Foi uma experiência inesquecível, extraordinária, que a gente guarda pra sempre. Foi cansativo, mas é muito bom poder colaborar com uma organização como o Greenpeace", comenta Tânia Pires, voluntária há cinco anos.

Na manhã de sábado, o navio recebeu a visita de 10 deficientes visuais da escola Cônego Paula de Nadal. O grupo de voluntários de Porto Alegre transcreveu o programa Cidade Amiga da Amazônia em braile para que eles pudessem ter acesso às informações da campanha e da expedição. "Existe uma lacuna de informações sobre meio ambiente para esse público e também é nosso papel democratizá-la", afirma Tânia.

O navio do Greenpeace está em expedição pelo País para levar a realidade de regiões remotas da Amazônia para grandes centros urbanos do litoral brasileiro. As próximas cidades a serem visitadas são Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Tópicos