Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou relatório que comprova insegurança nuclear

Notícia - 20 - mar - 2006

Por unanimidade, foi aprovado nesta terça na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara o relatório sobre os problemas de segurança nuclear no Brasil. Elaborado por um grupo de trabalho criado especificamente para estudar o tema, o documento concluiu que existem problemas gravíssimos que põem em risco a população e o ambiente. Entre eles estão a falta de fiscais em número suficiente, a inexistência de depósitos permanentes e seguros para lixo radioativo, plano de emergência falho e problemas estruturais.

"A energia nuclear é e sempre será uma péssima alternativa. Esse relatório é mais uma prova de que essa opção cara, suja, perigosa e ultrapassada deve ser evitada", afirmou Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace Brasil.

A repercussão do relatório entre os interessados no Programa Nuclear Brasileiro foi enfática. "O relatório é importante porque mostra diversos problemas da energia nuclear, que tem deixado um passivo ambiental e social que segue ainda em aberto", disse José Antônio dos Remédios, coordenador da Sociedade Angrense de Proteção Ambiental (SAPE).

Para Rogério Gomes, diretor-presidente da Associação dos Fiscais de Radioproteção e Segurança Nuclear, "o Programa Nuclear Brasileiro deveria levar em conta a segurança, que é uma condição básica na atividade, mas que atualmente não existe, conforme foi diagnosticado pelo relatório aprovado hoje".

"Foi muito importante a realização dos trabalhos e a publicação do relatório, que representa um passo importante inclusive para as vítimas do Césio-137, que seguem até hoje sem indenização e sem o amparo necessário", afirmou Odesson Alves Ferreira, presidente da Associação das Vítimas do Acidente do Césio-137.

Clique aqui e veja a íntegra do relatório.

Tópicos