Encontro sob o fantasma da extinção

Adicionar comentário
Notícia - 6 - nov - 2009
Comissão Internacional para Conservação dos Atuns (Iccat) se reúne de 6 a 15 de novembro em Porto de Galinhas, Pernambuco. Na pauta, o futuro do atum-azul.

Encontro internacional discute amaça ao atum-azul no Mediterrâneo.

SÃO PAULO - O encontro da Iccat ocorre num contexto de pressão de organizações ambientais, cientistas e até celebridades para que o órgão, responsável pela proteção do atum-azul proíba a pesca da espécie no Atlântico, onde seus estoques entraram em colapso.

A Iccat regula a pesca do atum-azul cedendo à pressão da indústria pesqueira. Em 2008, por exemplo, o órgão definiu uma cota de pesca da espécie 47% maior do que o recomendado pelos cientistas.

Nesse ritmo, não restará nenhum indivíduo da espécie para ser comercializado no Mediterrâneo, região que abastece o principal mercado consumidor do mundo, o Japão. Na costa do Brasil, o atum-azul é considerado extinto. Seu último exemplar foi pescado aqui há mais de 10 anos.

A escassez do atum-azul transformou sua carne em artigo de luxo. Em 2001, 200 kg chegou a ser vendido por 220 mil dólares. No Brasil, poucos restaurantes, como o Sakamoto, em São Paulo, têm a espécie no cardápio.

"A situação do estoque de atum-azul no Mediterrâneo comprova que a Iccat se tornou um órgão de governança falido, que precisa retomar a liderança política de proteção da espécie", afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace.

"Se a Iccat, mais uma vez esse ano, não atender as recomendações de fechar a pesca do atum-azul, iremos recorrer aos procedimentos legais para proibição da pesca através da Cites, afirma Sebastian Losada, coordenador político para oceanos do Greenpeace.

A triste história do atum-azul é a mesma de outros estoques marinhos, vítimas de má gestão e de um modelo de pesca industrial que captura mais do que a capacidade de reprodução das espécies. No mundo, 75% dos recursos pesqueiros encontram-se ameaçados. O cenário no Brasil é pior, atingindo até 80% de nossos estoques.

Para salvar o atum-azul, além de proibir a pesca, a Iccat precisa pressionar governos de países da região a criar áreas marinhas protegidas, capazes de acelerar a recuperação  dos estoques do peixe. Se eles crescerem, o resultado terá conseqüências benéficas tanto para o ecossistema marinho como para a indústria pesqueira.

No caso brasileiro, as áreas marinhas protegidas, ao funcionarem como berçários livres da predação humana, trariam o mesmo tipo de benefício, contribuindo para a recuperação dos estoques pesqueiros. O Greenpeace defende que o país destine 30% de suas águas territoriais para áreas de proteção. Atualmente, apenas 0,4% da costa brasileira está protegida. No mundo, a taxa é um pouco melhor. Mas não muito. Fica em torno de 1%.

"Para o Greenpeace, a ampliação das chamadas áreas marinhas protegidas é fundamental para a superação deste cenário, evitando que o pescado desapareça das redes dos pescadores e, em conseqüência, do prato dos consumidores", diz Leandra.

Tópicos
Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.