Fechado oleoduto inseguro

Adicionar comentário
Notícia - 7 - ago - 2006
A Bristish Petroleum (BP), uma das gigantes petrolíferas do mundo, fechou seu campo de extração de petróleo da baía de Prudhoe, no Alasca.

O fechamento foi causado pela descoberta de corrosão na tubulação em oleoduto. O Greenpeace alerta para a falta de segurança nas instalações que levaram ao fechamento.

"Esse fechamento não deveria ser uma surpresa. A corrosão da tubulação, que levou a BP a decidir pelo fechamento do oleoduto, foi causada pelo derramamento em março deste ano de 270 mil galões de óleo do campo de petróleo da baía de Prudhoe", disse Melanie Duchin, especialista do Greenpeace em energia.

O derramamento provocou a contaminação de extensas áreas de tundra, o bioma local no

Alasca. "Isso é uma prova de que o maior campo de petróleo dos Estados Unidos tem grandes problemas de segurança. Todo o ciclo de produção de combustíveis fósseis é perigoso. Isso demonstra que são necessários investimentos em fontes limpas, seguras e renováveis de energia, que devem ser promovidas pelos governos".

Ironicamente, a baía de Prudhoe faz parte do Oceano Ártico, uma das regiões mais afetadas pelas mudanças climáticas do planeta, com um aquecimento entre três e cinco vezes mais rápido do que a média global. É possível ver sensíveis efeitos desse aquecimento na diminuição da espessura do gelo e no afogamento de ursos polares por causa da perda de permafrost - solo escuro que permanece congelado por mais de dois anos em regiões árticas e em regiões montanhosas.

Os Estados Unidos queimam 25% do petróleo queimado no mundo, ainda que suas reservas representem somente 3% das reservas globais. Os governos de todo o mundo devem investir e adotar massivamente energias renováveis, como a solar e a eólica, e diminuir sua dependência em relação ao petróleo. que apenas deteriora o ambiente e contribui para o aquecimento global.

Tópicos
Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.