Foto da seca na Amazônia produzida pelo Greenpeace ganha prêmio da World Press

Notícia - 9 - fev - 2006

As imagens da seca na Amazônia que chocaram o mundo no ano passado chegaram ao World Press Photos, premiação internacional de fotojonalismo. O Greenpeace Internacional recebeu prêmio pela foto de um navio parado em meio a um banco de areia numa das piores secas de todos os tempos na região. A foto foi tirada pelo fotógrafo Daniel Beltrá em Barreirinha, na Amazônia, em outubro de 2005. O Greenpeace Internacional foi premiado também pela fotografia retratando vítimas dos efeitos nocivos do desastre nuclear de Chernobyl, tirada por Robert Knoth.

"As fotos são poderosas, não apenas por causa da qualidade, mas também pela mensagem que transmitem. Elas são um retrato da realidade, mas também uma imagem do que poderá ser o futuro, a não ser que se faça algo agora", disse John Novis, editor de foto do Greenpeace Internacional.

Os prêmios foram anunciados no dia em que cientistas revelaram que o clima está passando pelas ondas de calor mais fortes em 1200 anos no hemisfério norte - e também dois meses antes do 20º aniversário da explosão de Chernobyl, que será em 26 de abril. As fotos são lembretes do fracasso de governos e empresas para agir em relação à proteção do meio ambiente. Também ajudam a lembrar do trabalho a ser feito para evitar mudanças climáticas e mudar a feia realidade do poder nuclear.

"Não há prêmios para aqueles que causaram essas imagens", disse o diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Gerd Leipold. As imagens são um aviso gráfico das conseqüências da obsessão global com energia suja em detrimento das comunidades e do meio ambiente".

O Greenpeace exige que governos e empresas invistam em energias renováveis e eficiência energética e reduza massivamente a emissão de gases causadores do efeito estufa, para combater as perigosas mudanças climáticas.

Confira os prêmios recebidos pelo Greenpeace Internacional:

Menção honrosa a Robert Knoth:

www.worldpressphoto.com/index.php?option=

com_photogallery&task=view&id=635&Itemid=137&bandwidth=high

Daniel Beltrá ganhou o 3º lugar na categoria "Natureza": www.worldpressphoto.com/index.php?option=

com_photogallery&task=view&id=561&Itemid=137&bandwidth=high

Tags