Greenpeace adverte: beba Budweiser com preocupação

Notícia - 7 - out - 2007
Testes feitos em moinho usado para produção da cerveja nos Estados Unidos revelaram a presença de arroz transgênico da Bayer. Fabricante nega contaminação genética.

A cerveja Budweiser americana pode estar contaminada com arroz geneticamente modificado da Bayer. Fabricante nega que seu produto tenha sido vendido para fora dos Estados Unidos.

Para ser mais honesta com seus consumidores, a empresa Anheuser-Busch deveria avisar nos anúncios publicitários de sua cerveja Budweiser: "Esse produto é fabricado com organismos geneticamente modificados. Beba com preocupação." Análises feitas num moinho em Arkansas, nos Estados Unidos, usado pela empresa na fabricação da Budweiser revelaram a presença de uma variedade de arroz geneticamente modificado experimental da Bayer, o LL601. Segundo os dados coletados pelo laboratório independente contratado pelo Greenpeace, o arroz transgênico apareceu em três das quatro amostras recolhidas no moinho.

"A Anheuser-Busch tem que divulgar um comunicado claro a respeito do nível de contaminação genética do arroz usado para produzir a cerveja Budweiser nos Estados Unidos e divulgar as medidas que tomará para assegurar que seu produto não atinja os mercados externos da empresa," afirmou Doreen Stabinsky, da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace Internacional.

O arroz transgênico experimental em questão é uma das três variedades que contaminaram, em 2006, os estoques nos Estados Unidos, com impacto negativo na indústria de arroz americana, que viu os mercados internacionais fecharem as portas para o seu produto.

O Greenpeace informou à Anheuser-Busch sobre os resultados dos testes antes de divulgá-los publicamente, exingido informações da empresa sobre a extensão da contaminação e sua política global no uso de ingredientes geneticamente modificados na fabricação de seus produtos. A empresa respondeu que o arroz encontrado é aprovado nos EUA e não é usado na fabricação da Budweiser destinada para exportação.

O arroz transgênico LL601 foi aprovado, retroativamente pelo Departamento de Agricultura americano, mas a autoridade européia de segurança alimentar afirmou que os dados eram insuficientes para determinar se o produto era ou não seguro. O Greenpeace afirma que os consumidores americanos têm o direito de saber se esse arroz transgênico é usado na fabricação da cerveja Budweiser. O arroz geneticamente modificado não é aprovado fora dos Estados Unidos e, portanto, a Budweiser produzida com essa variedade não pode ser vendida em outros países.

A Anheuser-Busch é o maior comprador de arroz nos Estados Unidos, adquirindo anualmente cerca de 10% da produção americana. A Budweiser é uma das poucas cervejas a ter arroz como ingrediente. A marca é encontrada em 60 países.

Participe!

O Greenpeace Internacional criou uma carta-aberta online para ser enviada ao presidente da Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, pedindo explicações sobre a presença de arroz geneticamente modificado na cerveja. Clique aqui e envie a sua cópia.