Transgênicos em xeque

Notícia - 7 - mai - 2009
Livro Roleta Genética, de Jeffrey Smith, expõe os riscos dos transgênicos. Autor fará palestra neste sábado na Livraria Cultura, em SP.

O arroz transgênico da Bayer ameaça a biodiversidade brasileira e também o mercado do país, que tem planos de exportar o produto.

Quais os riscos potenciais e reais dos alimentos transgênicos? O que dizem as pesquisas desenvolvidas por instituições científicas de credibilidade? Qual o papel dos órgãos governamentais responsáveis pela análise e autorização da produção, comercialização e consumo dos alimentos geneticamente modificados? É possível identificar possíveis efeitos colaterais à saúde humana no consumo de transgênicos?

São muitas as interrogações quando o assunto trata dos transgênicos, mas Jeffrey Smith promete responder a essas e muitas outras questões relacionadas ao tema durante o lançamento no Brasil de seu novo livro Roleta Genética - riscos documentados dos alimentos transgênicos sobrea saúde (Editora João de Barro).

O autor fará neste sábado, a partir das 11 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073) uma palestra, seguida de debate, sobre os transgênicos, e depois autografará exemplares de seu livro.Os presentes poderão degustar a seguir um coquetel feito apenas com produtos livres de transgênicos.

"Jeffrey Smith chega ao Brasil no momento em que o debate sobre a biossegurança de transgênicos voltou à pauta, com a discussão na CTNBio da liberação comercial do arroz geneticamente modificado da Bayer", afirma RafaelCruz, da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

JeffreySmith é diretor executivo do Instituto pela Tecnologia Responsável e Roleta Genética é o seu segundo livro sobre transgênicos - o primeiro foi Sementes da Decepção, de 2003. O autor dedica boa parte do seu tempo viajandoo mundo para dar palestras e alertar governos sobre os riscos da biotecnologia aplicada aos alimentos.

Em novembro de 2007, durante visita ao Brasil, Jeffrey Smith concedeu uma entrevista ao Greenpeace. Leia aqui.

Quer saber mais sobre o arroz transgênico? Clique aqui.

Conheça os 7 pecados capitais dos transgênicos.

Leia aqui artigo do jornalista Washington Novaes sobre transgênicos, publicado nesta sexta-feira no jornal O Estado de S. Paulo.