Milhos Bt são mais suscetíveis a pulgões do que variedades convencionais

Notícia - 9 - set - 2007
Um novo estudo elaborado por pesquisadores suíços e ingleses revela que a maior parte das variedades testadas de três linhas de milho transgênico Bt (Bt11, MON810 e 176) se mostraram significativamente mais suscetíveis a pulgões do que seus equivalentes convencionais.
Segundo o relatório publicado nojornal PloS ONE pela equipe da pesquisadora e bióloga Cristina Faria,sob supervisão do professor de ecologia química da Universidade deNeuchâtel, Ted Turlings, a razão para essa mudança é a química doaminoácido, que é diferente entre o milho geneticamente modificado e oconvencional.

Os pesquisadores não sabem porque essa diferença acontece. Poderia sero processo de engenharia genética ou da enseminação posterior. Dequalquer maneira, é um efeito não esperado e não-intencional doprocesso todo. Também mostra que pequenas e aparentementeinsignificantes mudanças podem ter grandes efeitos no ecossistema.Poderia afetar uma plantação consideravelmente se, por exemplo, houveruma infestação de pulgões e eles transmitirem algum vírus para o milho– o que não é incomum.

“Estudamos seis linhas de milho Bt que contém um gene inseticidaderivado da bacteria Bacillus thuringiensis. As toxinas produzidas poresses genes são muito específicas e afetam apenas as lagartas que sealimentam das plantas, não os pulgões. Cinco das linhas investigadastinham quase o dobro de pulgões que as convencionais”, afirma CristinaFaria. “E em regiões onde pulgões são considerados uma praga, o plantiodo milho Bt pode ser problemático”, acrescenta a bióloga. “Pulgõesdanificam as plantas transmitindo vírus e o uso do milho Bt podeamplificar esse problema.”