Na calada da noite, Câmara aprova o Plano de Aceleração da Grilagem

Notícia - 13 - mai - 2008
Logo após a demissão de Marina Silva, deputados aprovaram a MP 422, que autoriza a legalização de áreas públicas invadidas na Amazônia.

A aprovação da Medida Provisória (MP) 422 pelos deputados federais na noite de terça-feira, horas depois da demissão de Marina Silva, confirma que a defesa do meio ambiente vem perdendo a batalha contra os avanços do desmatamento na Amazônia e o desenvolvimento a qualquer custo, defendido por vários setores do governo. Em uma votação preliminar nominal, sobre a admissibilidade da MP que legaliza a grilagem, 289 deputados votaram a favor, 110 contra e um deputado se absteve. A MP segue agora para votação no Senado, onde o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) é seu principal defensor.

A MP 422, além de perdoar as invasões que já foram feitas, estimula a destruição da Amazônia ao enviar um sinal aos destruidores da floresta de que o combate ao desmatamento e à grilagem de terras na região está sujeito a interesses políticos da base de sustentação do governo. Não custa lembrar que este ano haverá eleições municipais em todo o país. Posseiros, grileiros, fazendeiros, vereadores e prefeitos amazônicos - muitos deles também fazendeiros ou madeireiros - devem estar rindo à toa.

O presidente Lula assinou a MP 422 no dia 27 de março. Trata-se de uma cópia fiel do projeto de lei 2278/07, do deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), que ampliava o limite máximo de áreas invadidas na zona rural da Amazônia Legal, que poderiam ser legalizadas pelo governo sem exigências como uma licitação. O limite foi ampliado de 500 para até 1.500 hectares, com a desculpa de beneficiar pequenos proprietários. A contradição é evidente: 1.500 hectares é terra para gente grande, não 'pequenos proprietários'.

"Depois do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) - que já ameaçava a Amazônia - agora temos o PAG, Plano de Aceleração da Grilagem, que apenas vem confirmar nossos temores de que o governo optou pelo pragmatismo eleitoreiro, em vez de ampliar os investimentos em atividades que ajudem a manter a floresta em pé, além de fortalecer as instituições como Ibama e Polícia Federal encarregadas de zelar pelo patrimônio ambiental dos brasileiros como reza a Constituição Federal", afirmou Paulo Adario, coordenador da campanha de Amazônia do Greenpeace, quando o presidente Lula assinou a MP.

"O mais grave disso tudo é que essa medida acontece no período em que os índices de desmatamento na Amazônia voltam a subir e o governo se diz empenhado em evitar a destruição", avaliou Adario.

No momento da assinatura, Lula nem se deu ao trabalho de disfarçar os motivos que o levaram a assinar tal MP, afirmando que ela atendia a pedidos de deputados que apóiam o governo no Congresso. Ou seja, a Amazônia virou moeda de troca para sustentar a base política do governo. Este fato foi novamente confirmado ontem, com o entusiasmo com que a MP da grilagem foi aprovada pelos deputados na Câmara.

Leia também:

Lula mostra sua verdadeira face ao receber Angela Merkel em Brasília.

De boas intenções, o PAS está cheio - conheça detalhes do pacotão.

Tópicos
Tags