Saúde em 1o. lugar: venda de derivados de milho transgênico depende de testes

Notícia - 13 - fev - 2008
Anvisa mantém rigor e diz que só concederá registro para comercialização desses produtos se ficar comprovada sua segurança alimentar.

Apesar das muitas dúvidas - e algumas certezas - contra o milho transgênico, a maioria dos ministros do Conselho Nacional de Biossegurança autorizou o plantio e comercialização no país de variedades geneticamente modificadas da Monsanto e Bayer.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não se deu por vencida com a autorização dada pelo Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) para o plantio e comercialização do milho transgênico no Brasil. Segundo informou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, as empresas que produzirem derivados desses milhos não conseguirem comprovar que eles são seguros para o consumo humano, eles não terão o registro necessário para a venda no país.

Na votação no CNBS, os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente (juntamente com os do Desenvolvimento Agrário e de Aqüicultura e Pesca) votaram contra a autorização aos milhos Liberty Link (Bayer) e MON810 (Monsanto) por falta de estudos que garantam sua biossegurança. A exemplo da maioria dos cientistas da CTNBio, vários ministros que integram o CNBS ignoraram os documentos enviados por entidades da sociedade civil, como o Greenpeace, que revelam os riscos que os milhos transgênicos oferecem para o meio ambiente e à saúde humana.

Confira aqui a lista de documentos enviados à CTNBio e ao CNBS.

A Anvisa e o Ibama entraram com recursos contra a liberação comercial pela CTNBio dos milhos da Bayer e da Monsanto porque as empresas não apresentaram estudos que comprovassem a segurança dos produtos para o meio ambiente e para a saúde humana.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, publicou no Jornal da Ciência um artigo no qual explica a posição da pasta contra a aprovação dos milhos transgênicos. Confira no blog de Transgênicos!

Leia também:

Confira o Guia do Consumidor, do Greenpeace, que traz a lista dos produtos brasileiros que estão livres de transgênicos.

Tags