Transporte de plutônio evidencia falta de segurança nuclear na Europa

Notícia - 12 - mar - 2008
Quilos de plutônio seguem da Inglaterra à França sem os devidos cuidados para evitar contaminação ambiental ou atentado terrorista.

O plutônio que será transportado entre o Reino Unido e a França vem do complexo nuclear Sellafield, situado em Cumbria - costa noroeste da Inglaterra (na foto).

Nos próximos dias, o navio Atlantic Osprey transportará centenas de quilos de dióxido de plutônio em pó do complexo nuclear Sellafield, situado em Cumbria - costa noroeste da Inglaterra - para o porto de Cherbourg, na França, onde tem chegada prevista para a madrugada do dia 17 para o dia 18 de março. Uma vez em solo francês, a carga radioativa seguirá para a planta de reprocessamento de plutônio em La Hague em caminhões comuns que não possuem certificação para transportar esse tipo de carga.

Este transporte vem sendo preparado há aproximadamente dois anos e é parte do acordo firmado entre o governo do Reino Unido e a gigante estatal francesa Areva. A Areva cedeu dióxido de plutônio para a fabricação de "óxido misto" (ou MOX, na sigla em inglês) no Reino Unido. O MOX é utilizado como combustível nas instalações nucleares européias e o transporte dessa semana será dos resíduos do MOX usado nas centrais nucleares britânicas.

Um dos maiores especialistas ingleses em terrorismo nuclear, Dr. Frank Barnaby, afirmou que um grupo terrorista razoavelmente equipado não teria dificuldades para fabricar uma bomba e causar uma explosão nuclear com esse tipo de material. Segundo o Greenpeace, a falta de segurança no transporte do material radioativo expõe os altos riscos a que ficam sujeitos o meio ambiente e a população e revela o lado obscuro da indústria nuclear.

Energia nuclear não é solução

Na contramão do que defendem governos e indústrias pró-nucleares, o cenário mais otimista mostra que seria possível, no máximo, triplicar o número de usinas atômicas no mundo todo até 2030.

"Ainda que alcançasse esse patamar, a renascença nuclear reduziria as emissões de CO2 na atmosfera em apenas 9%, e ao custo astronômico de € 780 bilhões, valor equivalente a todos os investimentos necessários para estabelecer metas concretas para energias renováveis e de eficiência energética", disse o coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace França, Yannick Rousselet.

Vale ressaltar que os custos econômicos, ambientais e sociais da estocagem de enormes quantidades de lixo radioativo, os riscos de acidentes e da proliferação nuclear, sem contar as emissões indiretas de gases estufa do ciclo de construção, manejo e descomissionamento de uma usina nuclear, não são contabilizados pela indústria nuclear. Confira o nosso relatório Cortina de Fumaça, que revela detalhes das emissões de CO2 da energia nuclear.

"Mesmo que os argumentos oficiais digam se tratar de uso civil da energia nuclear, eles são utilizados apenas para proteger a imagem da Areva e da EDF - Électricité de France - a maior empresa geradora e distribuidora de eletricidade da França e uma das maiores do mundo", continuou Rousselet. "Não é nada positivo que problemas relacionados à tecnologia nuclear, como os riscos de proliferação, venham à tona, especialmente no momento em que o governo francês se empenha em vender EPRs (Evolutionary Pressurized Reactors, reatores de água pressurizada de terceira geração) a vários países do mundo, inclusive nações politicamente instáveis como a Líbia".

Leia também:

Finlândia admite: energia nuclear não é solução contra aquecimento global.

Tópicos