Vitória! Bunge rotula óleos Soya como transgênicos

Notícia - 13 - jan - 2008
Iniciativa acontece depois de ação judicial do Ministério Público de SP, baseada em denúncia feita pelo Greenpeace em 2005.

Greenpeace denuncia os óleos Liza e Soya, líderes de mercado no Brasil, como sendo produzidos com soja transgênica e exige sua rotulagem conforme lei federal de 2003.

Começaram a chegaràs prateleiras dos supermercados brasileiros os primeiros produtos rotuladoscomo transgênicos desde que a lei de rotulagem entrou em vigor em 2004. O óleoSoya, um dos mais vendidos do mercado brasileiro, é o primeiro a ostentar o símbolo de produto geneticamente modificado (uma letra T no meio de umtriângulo amarelo) no país. A embalagem também traz o aviso: "Produto produzidoa partir de soja transgênica".

A rotulagem do óleo Soya em todo o território nacional sóaconteceu graças à denúncia que o Greenpeace fez em outubro de 2005,comprovando que a soja usada pelas empresas Bunge (fabricante do óleo Soya) e aCargill (fabricante do óleo Liza) era geneticamente modificada. Em setembro doano passado, o Ministério Público de São Paulo se baseou na denúncia doGreenpeace para entrar na Justiça com uma ação civil pública exigindo arotulagem de ambos os produtos.

"É uma tremenda vitória, mas ainda há muito o que fazer. Asmargarinas e maioneses da marca Soya, por exemplo, não estão rotuladas ainda",afirma Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de Engenharia Genética doGreenpeace, lembrando ainda que a Cargill também foi citada na ação judicialmas não rotulou nenhum de seus óleos e demais produtos.

O Greenpeace entrou em contato com a Bunge para saber aextensão da rotulagem nos produtos da empresa e recebeu a seguinte resposta dodiretor de Comunicação Corporativa, Adalgiso Telles: "Como nós entendemos quepode eventualmente haver alguma preocupação por parte de alguns consumidores emrelação à presença de transgênicos, resolvemos agir pró-ativamente e rotularnosso óleo de cozinha Soya, mesmo sabendo que os óleos vegetais não contêm nem1% de componente transgênico, porcentagem a partir da qual a lei exige arotulagem, para melhor atender consumidores que considerem isso relevante."

Gabriela Vuolo considera bom ver a Bunge colocando emprática o respeito ao consumidor. Mas faz ressalvas.

"Só é uma pena que para isso se tornar realidade tenha sidopreciso acionar a Justiça e esperar mais de dois anos da nossa denúncia",ressaltou Vuolo. "Agora, é fundamental que a empresa continue tendo uma posturaética e informe seus consumidores sobre a presença de transgênicos nos outrosprodutos da linha Soya e nas suas outras marcas, como Primor, Salada e Delícia.Só assim os brasileiros vão poder realmente exercer seu direito de escolha, queé garantido por lei."

A denúncia do Greenpeace aconteceu em outubro de 2005,quando cerca de 20 ativistas foram à Brasília entregar ao governo um dossiê quecomprovava a utilização de soja transgênica na fabricação dos óleos Soya e Liza(da Bunge e Cargill, respectivamente), marcas líderes do setor. Os ativistasdesceram a rampa do Congresso Nacional empurrando 20 carrinhos de supermercadocheios de latas de óleo da Bunge e da Cargill, e se posicionaram próximos àentrada da Câmara dos Deputados enquanto a denúncia era entregue aosparlamentares. Posteriormente, a denúncia foi encaminhada a diversasrepresentações do Ministério Público e aos ministérios da Justiça, Agricultura,Ciência e Tecnologia, e Meio Ambiente.

As evidências contidas no dossiê comprovam a utilização da soja transgênicapela Bunge e pela Cargill na fabricação de diversos produtos, como os óleosSoya, Liza, Primor e Olívia, e a falta de rotulagem dos produtos oferecidos aoconsumidor. O material continha amostras de soja, documentos e o seguinte vídeo:

De acordo com o decreto de rotulagem, todos os produtosfabricados com mais de 1% de organismos geneticamente modificados devem trazeressa informação no rótulo. Isso vale mesmo para produtos como o óleo, amaionese e a margarina, em que não é possível detectar o DNA transgênico.

Confira o nosso Guia do Consumidor, com a lista das empresas que têm produtos livres de transgênicos.

Leia também:
Entidades da sociedade civil pedem CTNBio mais plural e isenta

França estuda suspender liberação comercial de milho transgênico

Tags