< Untitled Document
Slide background

Pelos ares

A floresta amazônica é casa de pelo menos um terço de todas as espécies de aves do mundo.
Slide background

Animais

Uma em cada dez espécies conhecidas de mamíferos é nativa da Amazônia.
Slide background

Insetos

Com cerca de 8.000 espécies identificadas, os insetos representam 90% da população animal da Amazônia.
Slide background

Árvores amazônicas

Em alguns locais, há mais de 300 espécies de árvores em um só hectare. A Amazônia representa mais da metade de todas as florestas tropicais do planeta. 60% de tudo isso está dentro das fronteiras do Brasil.
Slide background

Povos

É estimado que no ano 1500, havia uma população indígena de 6 a 9 milhões vivendo na Amazônia.
Slide background

Curas desconhecidas

A bacia do rio Amazonas abriga mais de 40.000 espécies de flora. Somente 10% das plantas que os povos indígenas utilizam regularmente já foram estudadas pela ciência moderna. 25% dos medicamentos modernos vêm de plantas tropicais.
Slide background

Armazenamento de carbono

Estima-se que a Amazônia armazene aproximadamente 100 bilhões de toneladas de carbono, mais do que dez vezes as emissões globais anuais de combustíveis fósseis.
Slide background

Além da fumaça

O desmatamento não só reduz a quantidade de carbono que a floresta consegue armazenar. Ele também produz emissões de gases estufa quando a vegetação apodrece ou é queimada na preparação do solo para a agricultura.
Slide background

Pluviosidade global

O desmatamento pode impactar indiretamente os sistemas meteorológicos locais e regionais. Modelos climáticos sugerem que as florestas da Amazônia e da África Central regulam a pluviosidade na Região Centro-Oeste dos Estados Unidos em épocas em que a água é crucial para a produtividade agrícola nessas regiões.