Biodiversidade

A biodiversidade brasileira vem sofrendo grandes perdas com o desmatamento na Amazônia, tanto de espécies já conhecidas, como das que sequer foram documentadas. Vivemos uma crise da biodiversidade, mas ainda é possível evitar novas extinções.

25%

de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção, a maior parte devido a ação humana

Fonte: Arpa/WWF

15%

da biodiversidade do planeta se encontra na Amazônia


Fonte: ONU

30 milhões

de espécies animais vivem na Amazônia, incluindo mais de mil tipos de aves e 85% das espécies de peixes da América do Sul

Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas

Estamos perdendo nossa biodiversidade

A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microrganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre as diferentes espécies que torna nosso planeta habitável. Mas ações humanas, como o desmatamento da Amazônia, estão levando espécies à extinção a um ritmo alarmante.

Conhecer e proteger

O Brasil precisa investir em um modelo de desenvolvimento que conviva com a natureza, protegendo o habitat de espécies ameaçadas e se beneficiando da verdadeira riqueza da floresta em pé. Para isso, é preciso conhecer nossa diversidade biológica. O Greenpeace financia cientistas na pesquisa da biodiversidade da Amazônia e realiza campanhas públicas para zerar o desmatamento.

Como ajudar

Últimas notícias

Saiba mais sobre outros assuntos