No Dia Internacional do Voluntariado queremos agradecer aos nossos voluntários e voluntárias que levam as causas do Greenpeace para todos os cantos do Brasil

Hoje é um dia muito especial. 05 de dezembro é comemorado o dia internacional daqueles que são a essência do Greenpeace: nossos voluntários e voluntárias. Pessoas como você, que levam as mensagens e as campanhas da Organização de forma pacífica para às ruas de todo o Brasil, mostrando que é possível mudar o mundo com pequenas ações.  
O Dia Internacional do Voluntariado é comemorado todos os anos desde dezembro de 1985 e não poderíamos deixar de agradecer todo o empenho e dedicação que nossos voluntários e voluntárias colocam em cada uma de suas ações, principalmente neste ano que se passou.

Voluntários e voluntárias participam da Greve Global Pelo Clima. Foto: Eros Cohen

Atualmente são mais de 12 mil pessoas com interesse no trabalho voluntário cadastradas em nossa plataforma de mobilização e 17 grupos espalhados pelo país que realizam atividades conscientizando a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e a vida.

Para Joyce Farias, do grupo de Recife, ser voluntária do Greenpeace é poder ajudar o meio ambiente através da união de vozes que buscam os mesmos objetivos. “É olhar as conquistas da Organização e saber que juntos podemos fazer muito mais pelo meio ambiente”. 

Joyce Farias é voluntária do grupo de Recife (PE).

Através das atividades realizadas, nossos voluntários e voluntárias buscam um mundo mais verde para vivermos. Com ações como o Ponto Verde, por exemplo, levamos as causas socioambientais para espaços públicos e conversamos com a população. 

Ponto Verde em Manaus (AM).

Por meio do Projeto Escola, nossos voluntários levam a Educação Ambiental desde crianças a idosos. Em 2019, estivemos em mais de 120 palestras e conversamos com cerca de 32 mil pessoas sobre assuntos relacionados às mudanças climáticas, Amazônia, sustentabilidade, preservação dos oceanos, entre outros. 

Projeto Escola em Porto Alegre (RS). Foto: Márcio Adriano Cardoso

Outra atividade muito realizada pelos grupos é a limpeza de praias, rios, mangues, parques e igarapés. Só neste ano, foram retirados mais de 9 toneladas de lixo em ações realizadas por nossos voluntários nesses locais.

Voluntários de São Luís (MA) participam do Dia Mundial de Limpeza. Foto: Cynthia Carvalho

“Entrar para o time de voluntários do Greenpeace me permitiu conhecer pessoas de todas as regiões do Brasil que acreditam em uma mesma causa e na mudança, além também de compartilhar novas experiências e conhecer novas culturas”, relata Renato Cafaro, voluntário do grupo de São Paulo.

Renato Cafaro é voluntário do Greenpeace em São Paulo. Foto: Ana Luisa Lopes

E o ano de 2019 vem sendo marcado por desastres ambientais que sensibilizaram o mundo todo. No Brasil, tivemos o desastre de Brumadinho, seguido das queimadas na Amazônia e o óleo nas praias do Nordeste. No meio disso tudo, muitas pessoas voluntariamente colocaram a mão na massa para evitar maiores estragos, inclusive os nossos grupos. 

Voluntários e voluntárias realizam protestos pacíficos em solidariedade ao Nordeste, que ainda sofre com as manhas de óleo em suas praias. Foto: Victor Varão

Se podemos fazer tudo isso é graças aos nossos voluntários e voluntárias, que usam de seu tempo livre para falar sobre as causas que acreditam e tornar o mundo um lugar melhor pensando nessa e nas futuras gerações. 
De todos nós do Greenpeace Brasil, o nosso muito obrigado!

Já pensou em ser voluntário do Greenpeace e mobilizar pessoas pela causa que acredita? Junte-se ao nosso time! E vamos juntos proteger o meio ambiente e a biodiversidade do planeta. 

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!