A área com alertas de desmatamento detectados pelo Deter equivale a 237.286 campos de futebol. No acumulado de janeiro a agosto, o índice já é o maior da série histórica

Sobrevoo sobre uma área desmatada e queimada de 8 mil hectares, em 30 de agosto de 2022, na região da Amacro (Amazonas, Acre e Rondônia). © Nilmar Lage / Greenpeace

Dados do Programa DETER-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados hoje (9), mostram que agosto registrou 1.661 km2, o segundo pior resultado para o mês da série histórica, perdendo apenas para o ano de 2019, também no governo Bolsonaro. Pará lidera, seguido do Mato Grosso e Amazonas. O registrado em agosto representa um aumento de 81% em relação ao ano anterior, e o acumulado de janeiro a agosto de 2022 foi o maior da série histórica, com 7.135 km2.  

O que chama a atenção é a intensidade da destruição nos últimos meses, quando comparado ao ano anterior: em agosto de 2022, o desmatamento quase dobrou e as queimadas dos primeiros sete dias de setembro já ultrapassaram o total registrado no mesmo mês em 2021.

Os dados do Deter mostram a aceleração do desmatamento no final de agosto. (Fonte: Terrabrasilis/Deter/Inpe)

“A destruição ambiental ganhou velocidade e escala nos últimos anos, já que as porteiras foram escancaradas por um governo que abraça e incentiva o crime ambiental através de suas ações e omissões. Como desmatadores não sabem como será o dia de amanhã, estão correndo para destruir enquanto a porteira está aberta”, observa Cristiane Mazzetti, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil.

Alertas de desmatamento registrados em agosto.
(Fonte: Terrabrasilis/Deter/Inpe)

O desmonte das políticas e instituições socioambientais promovido pela gestão Bolsonaro, a exemplo do sucateamento de órgãos ambientais, cortes e baixa execução de orçamentos e omissão quanto a invasões fortemente denunciadas em terras indígenas, levou à explosão do desmatamento e da violência no campo: em média, a taxa de desmatamento pré e pós Bolsonaro aumentou 52% e, de acordo com o relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), as invasões em terras indígenas aumentaram três vezes quando comparadas a 2018. O assassinato de indígenas tem virado rotina.

“Estamos fazendo uma volta para o passado, para o que há de mais retrógrado, com consequências cada vez mais graves”, alerta Cristiane Mazzetti. 

Para o Greenpeace Brasil, é urgente a reversão do desmonte ambiental e a adoção de ações e medidas que consigam derrubar as altas taxas de desmatamento.

“É necessário adotar uma meta de desmatamento zero, além de restabelecer um plano articulado de combate ao desmatamento, e fortalecer uma economia que conviva com a floresta em pé. Isso inclui o fortalecimento dos órgãos ambientais, a destinação de florestas públicas não destinadas para conservação e uso sustentável, a demarcação dos territórios indígenas reivindicados pelos povos originários, além de promover a proteção das áreas já destinadas com a desintrusão de invasores de Unidades de Conservação e Terras indígenas”, finaliza Cristiane Mazzetti.

Pensar na Amazônia e na proteção do meio ambiente na hora de votar é essencial para garantirmos o futuro de todas as formas de vida. Acesse o guia do Voto Sem Vacilo e saiba como agir.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!