Conheça nossas áreas de atuação:

Transforme a Sociedade

Se os problemas que enfrentamos no planeta são causados pela ação humana, então somos também a solução. Seja parte desta mudança.

Saiba como você pode ajudar
#Resista

Apoie a resistência contra os retrocessos socioambientais do governo federal e da bancada ruralista no Congresso Nacional.

Saiba mais

Proteja a Natureza

No coração do nosso trabalho está a defesa da natureza e todas as suas formas de vida.

Saiba como você pode ajudar
Scarlet Ibis Birds in Brazil
#Biodiversidade

O Brasil abriga cerca de 20% das espécies conhecidas no mundo. Proteja esse patrimônio, tão ameaçado pela ações predatórias de empresas e governos.

Saiba mais

Inspire Ativismo

A coragem é contagiosa. Ao dar um passo, você inspira outros. Pequenas atitudes podem ser a faísca para grandes transformações.

Mobilize-se
#Mobilização

Acreditamos no poder de cada indivíduo para transformar a sua realidade e construir um mundo melhor.

Saiba mais

Ouça o nosso Podcast

Quinzenalmente o podcast As Árvores Somos Nozes vai debater temas socioambientais com convidados e especialistas da área. Assine também o nosso feed para não perder nenhum episódio!

Nossos relatórios

Cultivando Violência

dezembro 2019

O desmatamento das florestas brasileiras foi longe demais. As terras do país estão sendo desmatadas e queimadas para dar lugar ao gado e à monocultura de grãos, abastecendo a crescente…

Segure a linha

novembro 2018

O debate acerca do avanço da agropecuária sobre novas fronteiras no Cerrado tem se dividido em duas correntes1. De um lado, há o discurso dominante a respeito da expansão da…

O Mapa da Vida

Maio 2018

O Mapa da Vida nasce da indignação dos Munduruku ao ouvirem do governo que a construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós iria alagar “apenas” 7% da terra indígena…

Árvores imaginárias, destruição real

março 2018

Dois terços dos planos de manejo florestal do Pará têm indícios de fraudes na espécie mais valiosa, o ipê. Quantidade e volume de ipê vêm sendo superestimados para permitir a…

Madeira manchada de sangue

novembro 2017

Acusado de ser o mandante do massacre de Colniza, Valdelir João de Souza segue foragido da justiça, o que não o impede de negociar madeira amazônica.

Estudo lançado na COP23 indica caminhos para o Brasil zerar o desmatamento na Amazônia

novembro 2017

Para organizações responsáveis pela publicação, o caminho já existe, mas é preciso que governos e empresas se comprometam em eliminar, no curto prazo, qualquer forma de desmatamento

Segura este abacaxi!

outubro 2017

Greenpeace lança relatório sobre agricultura brasileira e novos testes de alimentos para mostrar como os agrotóxicos estão indo parar na mesa da sua família

Amazônia em águas profundas: Como o petróleo ameaça os Corais da Amazônia

setembro 2017

Publicação lançada pelo Greenpeace mostra os riscos socioambientais que a exploração de petróleo vai levar à região Norte do Brasil. E como as empresas não estão preparadas para assumir esse…

Girinos como bioindicadores da qualidade da água do Rio Doce

julho 2017

Através da coleta de amostras de girinos, pesquisadores da UEFS conseguiram avaliar o impacto da contaminação das águas do Rio Doce pelos minérios despejados após o desastre de Mariana (MG).

“Depois da lama”: os atingidos e os impactos na foz do Rio Doce

abril 2017

Para avaliar a extensão dos impactos da lama da Samarco na foz do Rio Doce, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo realizaram estudo com as populações dos distritos de…

Direito das populações afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão: Povo Krenak

abril 2017

As perdas com a destruição da Bacia do Rio Doce, causada pela mineradora Samarco, são enormes para todos os atingidos. Mas quais os danos humanos e para o modo de…

Os riscos para a saúde da população afetada pelo desastre de Mariana

março 2017

São escassas as informações públicas de saúde desde o desastre de Mariana (MG). Para investigar os efeitos causados pela lama da Samarco na vida de moradores da região, o Instituto…

O impacto do desastre de Mariana (MG) na vegetação local

março 2017

O desastre de Mariana (MG) causou a devastação das matas ciliares remanescentes e soterrou importantes meios de regeneração de florestas, comprometendo assim sua resiliência.

Dossiê Ônibus Limpo

novembro 2016

Dossiê produzido pelo Greenpeace mostra que é possível zerar as emissões de carbono e poluentes da frota de ônibus de São Paulo sem impactar a tarifa ao usuário e com…

Mudanças climáticas vão agravar a desigualdade social no Brasil

novembro 2016

Estudo do Greenpeace Brasil traz dados sobre os principais setores da nossa economia e os impactos previstos na sociedade caso o aquecimento global não seja combatido.

[R]evolução Energética mostra como o Brasil dará adeus às fontes fósseis de energia

agosto 2016

Relatório do Greenpeace Brasil é o primeiro a apresentar o caminho para que alcancemos, até 2050, uma matriz de energia baseada apenas em fontes limpas e renováveis.

Conheça a tomografia do Sistema Cantareira

agosto 2016

Usamos imagens de satélite para diagnosticar o uso e cobertura do solo do maior sistema de abastecimento de água do país, e as áreas prioritárias para recuperação florestal.

Hidrelétricas na Amazônia: um mau negócio para o Brasil e para o mundo

abril 2016

Relatório do Greenpeace mostra por que as hidrelétricas na Amazônia não são uma solução de energia limpa e traz cenários alternativos à usina de São Luiz do Tapajós a partir…

Carne ao molho madeira

novembro 2015

Você sabe de onde vem a carne que você come? Os supermercados onde compramos não se importam se essa carne é produzida às custas do desmatamento, que sustenta um ciclo…

A Crise silenciosa da Amazônia: Parceiros do Crime

novembro 2015

O esquema criminoso exposto pela Operação Madeira Limpa é amplo e vai a fundo no sistema de controle de madeira do governo. A ofensiva da Justiça ataca um problema que…

Barragens do Rio Tapajós

setembro 2015

O relatório produzido pelo Greenpeace Brasil foi elaborado a partir da análise do Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental para a construção da hidrelétrica São Luiz dos Tapajós com…

A Crise silenciosa da Amazônia: A invisibilidade dos Ka’apor

setembro 2015

A TI Alto Turiaçu foi homologada em 1982 como território do povo Ka’apor, porém tem sido alvo de invasões e da ação ilegal de grileiros, fazendeiros e madeireiros nos últimos…

A luta pelo Rio da Vida

agosto 2015

O Rio Tapajós é a mais recente fronteira hidrelétrica do Brasil. Estão previstas a construção de mais de 40 usinas hidrelétricas para os rios da bacia. Confira o relatório do…

A crise silenciosa da Amazônia – Licença para lavar madeira: Garantida

junho 2015

O relatório demonstra como a Santa Efigênia, madeireira envolvida com a extração ilegal e fraude nos sistemas de controle, estabelece uma rede de comércio com países importadores da União Europeia,…

Mudanças climáticas: o que pensa o brasileiro

Maio 2015

Pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Greenpeace e Observatório do Clima, revela o que pensam os brasileiros e brasileiros sobre as mudanças climáticas no mundo.

A Crise Silenciosa da Amazônia: Crime na madrugada

outubro 2014

Noite após noite, caminhões carregados de madeira ilegal saem da floresta em direção às serrarias que abastecem os mercados nacional e internacional.

A crise silenciosa da Amazônia: Como o setor madeireiro frauda o sistema regulatório

Maio 2014

O relatório propõe formas de regulamentação para impedir a extração ilegal de madeira, e ainda denuncia 5 métodos utilizados por madeireiros para fraudar o sistema regulatório atual. 

[R]evolução energética: a caminho do desenvolvimento limpo

dezembro 2010

O futuro do Brasil e do planeta depende de um redirecionamento de esforços hoje destinados a fontes convencionais e combustíveis fósseis poluentes – que se esgotarão no futuro – para…

Novo estudo do Greenpeace revela que número de mortes por câncer de Chernobyl pode chegar a 93 mil

abril 2006

Nos vinte anos da tragédia, novos dados contrastam com o número divulgado no ano passado pela Agência Internacional de Energia Nuclear, que previa um máximo de 4 mil casos fatais…

Comendo a Amazônia

abril 2006

Investigação realizada pelo Greenpeace Internacional, da Holanda, sobre a expansão da indústria da soja no Brasil revela novas evidências sobre a relação entre multinacionais norte-americanas com o desmatamento, a grilagem…

Artigos recentes