O que você pode fazer?

Uma palavra definiu 2017: Resista.

Últimas publicações

Quarentena sem carne

abril 2020

Receitas saborosas e nutritivas para aguentar firme o isolamento social Receitas Sem CarneBaixar

Observatórios de Mobilidade Urbana

fevereiro 2020

Análise qualitativa das ferramentas existentes e proposta de unidade dentro desse universo Greenpeace Brasil iniciou ao final de 2018 a realização de estudo de viabilidade e benchmarking para criação da…

Cultivando Violência

dezembro 2019

O desmatamento das florestas brasileiras foi longe demais. As terras do país estão sendo desmatadas e queimadas para dar lugar ao gado e à monocultura de grãos, abastecendo a crescente…

Segure a linha

novembro 2018

O debate acerca do avanço da agropecuária sobre novas fronteiras no Cerrado tem se dividido em duas correntes1. De um lado, há o discurso dominante a respeito da expansão da…

O Mapa da Vida

maio 2018

O Mapa da Vida nasce da indignação dos Munduruku ao ouvirem do governo que a construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós iria alagar “apenas” 7% da terra indígena…

Segura este abacaxi!

outubro 2017

Greenpeace lança relatório sobre agricultura brasileira e novos testes de alimentos para mostrar como os agrotóxicos estão indo parar na mesa da sua família

Amazônia em águas profundas: Como o petróleo ameaça os Corais da Amazônia

setembro 2017

Publicação lançada pelo Greenpeace mostra os riscos socioambientais que a exploração de petróleo vai levar à região Norte do Brasil. E como as empresas não estão preparadas para assumir esse…

Girinos como bioindicadores da qualidade da água do Rio Doce

julho 2017

Através da coleta de amostras de girinos, pesquisadores da UEFS conseguiram avaliar o impacto da contaminação das águas do Rio Doce pelos minérios despejados após o desastre de Mariana (MG).

“Depois da lama”: os atingidos e os impactos na foz do Rio Doce

abril 2017

Para avaliar a extensão dos impactos da lama da Samarco na foz do Rio Doce, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo realizaram estudo com as populações dos distritos de…

Direito das populações afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão: Povo Krenak

abril 2017

As perdas com a destruição da Bacia do Rio Doce, causada pela mineradora Samarco, são enormes para todos os atingidos. Mas quais os danos humanos e para o modo de…

Os riscos para a saúde da população afetada pelo desastre de Mariana

março 2017

São escassas as informações públicas de saúde desde o desastre de Mariana (MG). Para investigar os efeitos causados pela lama da Samarco na vida de moradores da região, o Instituto…

O impacto do desastre de Mariana (MG) na vegetação local

março 2017

O desastre de Mariana (MG) causou a devastação das matas ciliares remanescentes e soterrou importantes meios de regeneração de florestas, comprometendo assim sua resiliência.

Dossiê Ônibus Limpo

novembro 2016

Dossiê produzido pelo Greenpeace mostra que é possível zerar as emissões de carbono e poluentes da frota de ônibus de São Paulo sem impactar a tarifa ao usuário e com…

Mudanças climáticas vão agravar a desigualdade social no Brasil

novembro 2016

Estudo do Greenpeace Brasil traz dados sobre os principais setores da nossa economia e os impactos previstos na sociedade caso o aquecimento global não seja combatido.

[R]evolução Energética mostra como o Brasil dará adeus às fontes fósseis de energia

agosto 2016

Relatório do Greenpeace Brasil é o primeiro a apresentar o caminho para que alcancemos, até 2050, uma matriz de energia baseada apenas em fontes limpas e renováveis.

Conheça a tomografia do Sistema Cantareira

agosto 2016

Usamos imagens de satélite para diagnosticar o uso e cobertura do solo do maior sistema de abastecimento de água do país, e as áreas prioritárias para recuperação florestal.

Hidrelétricas na Amazônia: um mau negócio para o Brasil e para o mundo

abril 2016

Relatório do Greenpeace mostra por que as hidrelétricas na Amazônia não são uma solução de energia limpa e traz cenários alternativos à usina de São Luiz do Tapajós a partir…

Barragens do Rio Tapajós

setembro 2015

O relatório produzido pelo Greenpeace Brasil foi elaborado a partir da análise do Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental para a construção da hidrelétrica São Luiz dos Tapajós com…

A luta pelo Rio da Vida

agosto 2015

O Rio Tapajós é a mais recente fronteira hidrelétrica do Brasil. Estão previstas a construção de mais de 40 usinas hidrelétricas para os rios da bacia. Confira o relatório do…

Mudanças climáticas: o que pensa o brasileiro

maio 2015

Pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Greenpeace e Observatório do Clima, revela o que pensam os brasileiros e brasileiros sobre as mudanças climáticas no mundo.

[R]evolução energética: a caminho do desenvolvimento limpo

dezembro 2010

O futuro do Brasil e do planeta depende de um redirecionamento de esforços hoje destinados a fontes convencionais e combustíveis fósseis poluentes – que se esgotarão no futuro – para…

Novo estudo do Greenpeace revela que número de mortes por câncer de Chernobyl pode chegar a 93 mil

abril 2006

Nos vinte anos da tragédia, novos dados contrastam com o número divulgado no ano passado pela Agência Internacional de Energia Nuclear, que previa um máximo de 4 mil casos fatais…