O evento visa estabelecer diálogo entre os diferentes setores da sociedade em torno de soluções para problemas socioambientais existentes no território

Relatório 'Segure a Linha'. © Marizilda Cruppe

O movimento de expansão do agronegócio coloca em risco populações tradicionais e a disponibilidade de recursos naturais.

Nesta sexta-feira (17), o campus de Barreiras da Universidade Federal do Oeste da Bahia receberá um debate aberto sobre o relatório “Segure a Linha – a expansão do agronegócio e a disputa pelo Cerrado”, lançado no final de 2018, com apoio do Greenpeace.

O evento contará com apresentação dos principais resultados do estudo realizado pelo professor Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC. Na sequência, haverá um debate com convidados dos diversos segmentos envolvidos com o tema. O encontro visa estabelecer diálogo entre os diferentes setores da sociedade em torno de soluções para problemas socioambientais existentes no território.

Durante o evento, será lançada, ainda, a versão completa do relatório, o livro “Entre Chapadas e Baixões do Matopiba – dinâmicas territoriais e impactos socioeconômicos na fronteira da expansão agropecuária no Cerrado”.

Mais do que um estudo sobre o Matopiba, região símbolo do moderno agronegócio brasileiro, o livro aborda as metamorfoses da questão agrária contemporânea, ao mostrar como as formas de acesso, posse e uso da terra e da natureza se traduzem em questões políticas e econômicas que são de interesse do conjunto da sociedade.

Após percorrer 7 mil km de estradas, analisar dados e entrevistar mais de 150 pessoas de diferentes grupos sociais, os autores evidenciam como o desmatamento e a degradação ambiental não são, como dizem alguns, um custo do processo.

A análise da dinâmica territorial recente do Matopiba não tem como ponto de chegada a responsabilização do agronegócio por todos os problemas e conflitos evidenciados. Mas deixa claro como é pouco satisfatório e perigoso para o Brasil aprofundar sua trajetória atual, apoiada na crescente dependência deste setor como vetor de crescimento econômico.

Debate “Segure a Linha”

Quando: 17 de maio – das 18h30 às 20h30

Onde: Auditório 1, prédio II, do campus Prainha da UFOB, campus de Barreiras, BA

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!