
Quem é o
Greenpeace Brasil?
O Greenpeace é uma organização ambiental que existe porque o planeta e seus ecossistemas precisam de quem os defenda. Estamos no Brasil há mais de 30 anos denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição da Amazônia e ameaçam o clima global.

+200
profissionais trabalham no Greenpeace Brasil

3 cidades
brasileiras contam com nossas equipes: Manaus, Brasília e São Paulo

+1.500
voluntários e voluntárias espalhados por todas as regiões do Brasil e também online no Conexão Verde

O que fazemos?
Nos mobilizamos por meio de ações pacíficas e criativas para expor os problemas ambientais e abrir diálogo com a sociedade. Acreditamos no poder da transformação por meio da luta coletiva. Somente de forma coletiva vamos desenvolver soluções efetivas para um futuro verde e pacífico. E precisamos de você nessa jornada!
Somos ativistas com o compromisso de defender o meio ambiente, a biodiversidade e todas as formas de vida. Defendemos os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, que tanto nos ensinam sobre como viver em harmonia com a natureza.


Nossos pilares
O ativismo, a coragem e a esperança de transformar a realidade são princípios que orientam nossas campanhas e a forma como atuamos. Enquanto muitos olham para as florestas e outros ambientes naturais somente como fonte de lucro, temos compromisso com a proteção do planeta por meio da conscientização coletiva e ações efetivas.
A não-violência, a promoção da paz, a busca por soluções sustentáveis e a independência financeira são nossos valores fundamentais. Não aceitamos dinheiro de governos, empresas ou partidos políticos. Nosso comprometimento é somente com o meio ambiente e com a dignidade humana e, por isso, contribuições de pessoas físicas e doações de fundações são a única fonte de nosso financiamento.
Não temos amigos ou inimigos permanentes. Pressionamos todos os setores e atuamos junto a eles para defender os ecossistemas. O que importa não são palavras, mas ações. Além do Brasil, o Greenpeace está presente em outros 56 países. Todos os dias, convidamos milhões de pessoas a se movimentar por um mundo mais pacífico, verde e justo. Acreditamos que um futuro melhor não apenas é possível como está sendo construído hoje. Vem com a gente!

Para saber mais da nossa história, acesse página especial sobre os 30 anos do Greenpeace Brasil
Missões e valores
- Proteger os ecossistemas e a biodiversidade em todas as suas formas
- Independência política e financeira
- Pressionar governos e empresas em defesa do meio ambiente
- Promover a paz, o desarmamento global e a não-violência
- Enfrentar as mudanças climáticas
- Promover soluções sustentáveis junto à sociedade
Equidade, diversidade e inclusão
Para o Greenpeace, abraçar a diversidade significa celebrar as semelhanças e diferenças que fazem com que cada pessoa seja única. Quando falamos sobre a diversidade, nos referimos a um conceito que inclui a pluralidade de vivências que existem e incluem gênero, idade, raça e outros marcadores sociais.
A inclusão é o meio pelo qual colocamos a diversidade em ação. Já o princípio da equidade nos orienta a fazer o necessário em todos os âmbitos do Greenpeace. Não há justiça sem equidade.
6 princípios que nos guiam:
- Construímos continuamente um Greenpeace que preza pela equidade, diversidade e inclusão para nos aproximarmos do mundo que queremos.
- Estamos comprometidos em estimular, desenvolver e garantir a diversidade entre todas as nossas comunidades, o que inclui equipes de trabalho e voluntariado.
- Alimentamos uma cultura segura e inclusiva onde o respeito e a dignidade são centrais entre todas as pessoas.
- Valorizamos e confiamos na colaboração coletiva. Acreditamos que a diversidade de ideias, perspectivas e experiências nos faz tomar decisões mais sábias e alcançar melhores resultados.
- Todas as pessoas que fazem parte do Greenpeace são incentivadas a aprender, liderar e crescer. Nos esforçamos para identificar barreiras ou tensões potenciais e enfrentá-las com diálogo e responsabilidade.
- A responsabilidade pelo respeito à diversidade e inclusão é compartilhada dentro da nossa organização, seja no cotidiano ou em grandes projetos e ações.
Últimas notícias
-

Soluções da Floresta: Amazônia, Congo, Papua e Bornéu
Relatório do Greenpeace apresenta soluções de povos indígenas e comunidades locais (PI&CL) das maiores florestas tropicais do mundo.
-

Greenpeace apresenta propostas para que países adotem medidas de adaptação climática centradas nas comunidades
Organização lança nota técnica na COP30 defendendo indicadores que revelem as vulnerabilidades das populações mais impactadas, garantam financiamento direto e valorizem soluções lideradas localmente;
-

Adaptação climática na prática: coletivo e escola quilombola do Amapá promovem saneamento com tecnologia acessível
Iniciativa mostra que materiais de baixo custo e protagonismo comunitário podem orientar políticas públicas e garantir justiça climática na Amazônia In one of the regions most affected by the lack…
-

Adaptação de base comunitária: o exemplo da Comunidade do Horto
O projeto Horto Natureza, no Rio de Janeiro, prova que fortalecer saberes locais e garantir participação das comunidades é essencial para reduzir riscos e proteger vidas










