Ação de voluntários retira 42 kg de lixo em praia do Rio Grande do Sul

1 comentário
Notícia - 20 - set - 2016
No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, voluntários do Greenpeace e de outras organizações se reuniram em Torres, no RS, para recolher lixo e promover ação de conscientização

No último domingo, dia 18, mais de 300 pessoas se encontraram na praia da Guarita, em Torres, para promover a limpeza do local durante o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean the World). Ao todo, foram recolhidos cerca de 42 kg de lixo, o que corresponde a aproximadamente 3.917 itens retirados da praia. Os principais itens encontrados foram: bitucas de cigarro, canudinhos de refrigerante, pedaços de plástico, embalagens de alimentos e pedaços de vidro.

O evento contou com a participação de voluntários do Greenpeace em parceria com o Projeto Praia Limpa Torres e o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars). Esta foi a terceira edição realizada na praia da Guarita, ponto turístico de Torres. Os voluntários dos grupos de Florianópolis, Porto Alegre e Imbé percorreram as dunas do local e a beira-mar recolhendo resíduos.

“Foi extremamente gratificante participar deste dia junto aos voluntários de outras cidades. Trabalhamos juntos, unindo o propósito de preservar nosso meio ambiente e o resultado foi essa grande ação de coleta e incentivo aos moradores de Torres”, comentou Carolina Guimarães, voluntária do Greenpeace no município de Imbé.    

A ação teve início às 09h, com palestras, oficinas e mostras de projetos ambientais apresentados por voluntários do Greenpeace, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Entres os palestrantes estavam o biólogo Salvatore Siciliano, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o pesquisador Kauê Pelegrini, da UCS, e a bióloga Lara Lutzenberger, filha do ambientalista José Lutzenberger, idealizador do Parque Estadual da Guarita.

O recém-formado grupo de voluntários do Greenpeace em São Luís, no Maranhão, também realizou atividades para marcar o Dia Mundial da Limpeza com uma programação em parceria com outras organizações. O grupo promoveu, ainda, uma oficina sobre Energia Solar para os presentes no evento.

Essa ação mundial começou em 1980 por iniciativa da ONG Ocean Conservancy e acontece todos os anos simultaneamente, em mais de 100 países, com o propósito de incentivar a preservação dos rios e praias.

Tópicos
1 comentário Adicionar comentário

(Não registado) Portão says:

Como pode ainda tem pessoas que jogam lixo nas ruas nas praias, não dá pra compreender uma coisa dessa. Será que jogam lixo em suas cas...

Enviado 29 - set - 2016 às 13:02 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.