No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, voluntários do Greenpeace e de outras organizações se reuniram em Torres, no RS, para recolher lixo e promover ação de conscientização

No último domingo, dia 18, mais de 300 pessoas se encontraram na praia da Guarita, em Torres, para promover a limpeza do local durante o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean the World). Ao todo, foram recolhidos cerca de 42 kg de lixo, o que corresponde a aproximadamente 3.917 itens retirados da praia. Os principais itens encontrados foram: bitucas de cigarro, canudinhos de refrigerante, pedaços de plástico, embalagens de alimentos e pedaços de vidro.

O evento contou com a participação de voluntários do Greenpeace em parceria com o Projeto Praia Limpa Torres e o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars). Esta foi a terceira edição realizada na praia da Guarita, ponto turístico de Torres. Os voluntários dos grupos de Florianópolis, Porto Alegre e Imbé percorreram as dunas do local e a beira-mar recolhendo resíduos.

“Foi extremamente gratificante participar deste dia junto aos voluntários de outras cidades. Trabalhamos juntos, unindo o propósito de preservar nosso meio ambiente e o resultado foi essa grande ação de coleta e incentivo aos moradores de Torres”, comentou Carolina Guimarães, voluntária do Greenpeace no município de Imbé.

A ação teve início às 09h, com palestras, oficinas e mostras de projetos ambientais apresentados por voluntários do Greenpeace, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Entres os palestrantes estavam o biólogo Salvatore Siciliano, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o pesquisador Kauê Pelegrini, da UCS, e a bióloga Lara Lutzenberger, filha do ambientalista José Lutzenberger, idealizador do Parque Estadual da Guarita.

O recém-formado grupo de voluntários do Greenpeace em São Luís, no Maranhão, também realizou atividades para marcar o Dia Mundial da Limpeza com uma programação em parceria com outras organizações. O grupo promoveu, ainda, uma oficina sobre Energia Solar para os presentes no evento.

Essa ação mundial começou em 1980 por iniciativa da ONG Ocean Conservancy e acontece todos os anos simultaneamente, em mais de 100 países, com o propósito de incentivar a preservação dos rios e praias.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!