A rua de volta a quem ela pertence

12 comentários
Notícia - 18 - jun - 2013
O Brasil saiu às ruas como não fazia há tempos. E gritou o que estava entalado na garganta. Não se tratava mais – ou apenas – de 20 centavos.

Em defesa da liberdade de manifestação pacífica e por um transporte público acessível, o Greenpeace participou do quinto grande ato contra o aumento das passagens em São Paulo (©Greenpeace/Alexandre Cappi)

“O povo acordou” – e não vai mais dormir. A frase entoada nos quatro cantos do Brasil, nesta segunda-feira, era a síntese do que se via por todos os lados: já passava de meia-noite e milhares de pessoas continuavam nas ruas – e nas redes sociais – compartilhando emoções, imagens e memórias de um dia que já virou História no país.

Nunca uma segunda-feira foi tão esperada por tantas pessoas. Cem, duzentas, trezentas mil... O número exato já não importa. O Brasil saiu às ruas como não fazia há tempos. E gritou o que estava entalado na garganta. Não se tratava mais – ou apenas – de 20 centavos. O que começou com uma indignação pelo aumento das tarifas do transporte público virou algo muito maior. Depois de manifestações reprimidas violentamente pelo Estado, as pessoas saíram de casa para relembrar que o espaço da democracia é a rua.

 

Leia mais:

Em São Paulo, a cidade que nunca para – a não ser nos engarrafamentos – milhões de automóveis sumiram do caminho para dar lugar a milhares de pessoas. Mas não foi só ali. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Maceió, Belém, Rio Branco... Os protestos se espalharam como pólvora por todo o país.  

Mas de pólvora quase nada se viu. O que explodiu no asfalto, dessa vez, foi a mais pura brasilidade. Daquelas que otimismo, criatividade, bom-humor e repulsa  cabem num mesmo cartaz, num mesmo grito de guerra. Democracia, educação, saúde, fim da corrupção, direito à manifestação pacífica, transporte público acessível e de qualidade... Estava tudo ali, num mesmo caldo de reivindicações.

Como uma organização que tem o protesto pacífico em seu DNA, o Greenpeace apoia, aplaude e se orgulha de ter participado de um dos momentos mais bonitos da História recente do Brasil. Vamos continuar cobrando dos governantes cidades para as pessoas, com mobilidade para todos. Que os ventos de mudança continuem soprando pelo país e que cada um de nós, cidadãos, se aproprie desse aprendizado: a política também se faz com as nossas mãos.

E que, aquilo que nasceu da indignação pelo aumento das tarifas do transporte público, não fique sem resposta. Os governos precisam ceder à pressão da população e oferecer uma solução para a questão do alto preço do transporte, além de se abrir para a elaboração participativa dos planos de mobilidade das cidades.

Após décadas e décadas de incentivo ao transporte privado, está na hora de repensar este modelo exaurido e garantir volumosos recursos em transporte coletivo. O problema da mobilidade urbana nos grandes centros urbanos brasileiros não pode mais ser ignorado. O principal caminho para solucioná-lo é um transporte coletivo acessível e eficiente.

Saiba mais sobre nossa campanha de mobilidade urbana: www.greenpeace.org.br/cade

12 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) aldenilson campos do says:

A população tem mesmo é que continua fazenda protestos gigantesco ja que começo tem que ter firmeza acelerada e eficaz para que as...

Enviado 1 - jul - 2013 às 16:11 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) Wagner says:

E temos até um hino contra a Impunidade
http://www.youtube.com/watch?v=--FEkbFh2kg

Enviado 27 - jun - 2013 às 19:46 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Ortaen Gui says:

Deve haver manifestação, sim. Já não há mais reservas de tolerância. A nossa preocupação é que o PCC (Pri...

Enviado 21 - jun - 2013 às 22:02 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) resanfer says:

o povo unido jamais será VENCIDO..
ja mostramos que temos Força...
agora é tirar esses merdas do PODER!!!

Enviado 21 - jun - 2013 às 10:05 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Jorge de says:

"Resta-nos agora, cassar pelo VOTO, nas próximas ELEIÇÕES, parlamentares que não tiveram ATITUDE". A criminalidade é...

Enviado 20 - jun - 2013 às 7:00 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

Eusebio Pecurto Pecurto says:

A Democracia não têm preço a liberdade de cidadania não têm preço o nosso dever como cidadão não é só...

Enviado 20 - jun - 2013 às 6:47 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

herman says:

A que saudades do FHC, um estadista de verdade. Eu era feliz e não sabia. Agora com essa vagabundagem o Brasil está passando dificuldades co...

Enviado 19 - jun - 2013 às 22:20 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) tainaraolivera says:

#verasqueumfilhoteunaofogealuta

Enviado 19 - jun - 2013 às 19:31 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Wathylla says:

nos acordamos chega desses políticos nos enganar

Enviado 19 - jun - 2013 às 15:18 Denunciar abuso Reply

(Não registado) marmagro says:

Sim o gigante adormecido começa a despertar enfim.......

Enviado 18 - jun - 2013 às 22:28 Denunciar abuso Reply

1 - 10 de 12 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.