O Greenpeace nas telas dos cinemas

Notícia - 8 - mar - 2012
Nesta sexta-feira, estreia no Brasil o filme "O Grande Milagre", baseado na história real de resgate de baleias-cinzas presas no gelo do Ártico. A atriz Drew Barrymore encarna uma corajosa ativista do Greenpeace. Assista o vídeo.

Cena do filme "O Grande Milagre", que conta a história do resgate de baleias-cinzas presas no gelo do Ártico, em uma mobilização promovida pelo Greenpeace. (Divulgação/Universal Pictures)

"Aqui fala Campbell Plowden, coordenador da campanha de baleias do Greenpeace. Gostaria de informá-lo que a União Soviética enviará dois navios quebra-gelo para abrir caminho às baleias presas no Alasca”

Esta foi a frase-chave que permitiu o resgate de três baleias-cinzas prestes a morrer presas no gelo do Alasca, em 1988. Plowden telefonou para a agência de notícias Associated Press, que imediatamente espalhou a notícia e forçou o governo dos Estados Unidos a atuarem em conjunto com soviéticos, comunidades esquimós, empresas de petróleo e ambientalistas para salvar os animais.

Este é parte dos bastidores da história que o estúdio Universal Pictures leva para as telas dos cinemas a partir de amanhã, no Brasil, com o título de O Grande Milagre.

Leia o relato completo de Campbell Plowden.

Veja a galeria de fotos do filme:

Enquanto o filme de Hollywood foca sua história em Barrow, no Alasca, Campbell nos revela as negociações, a partir de Washington, com os russos e com a administração do presidente Regan para colocar a vida das baleias a frente das políticas nacionais, em uma época em que a Guerra Fria entre as potências comunistas e capitalistas polarizava o mundo.

No filme, a atriz Drew Barrymore encarna a ativista do Greenpeace Rachel (Cindy Lowry, na vida real), que mobiliza os meios de comunicação de todo o país para salvar as baleias-cinzas.

Veja a seguir a entrevista que o Greenpeace Estados Unidos realizou com a atriz e com a ativista durante o lançamento do filme em Washington, em janeiro: