Parem as máquinas

5 comentários
Notícia - 21 - set - 2010
Ativistas do Greenpeace penduram-se a um navio e impedem nova operação de perfuração de petróleo em santuário natural, nas Ilhas Shetland, Reino Unido.

Ativista preso à corrente da âncora do navio Stena Carron, da Chevron. © Will Rose / Greenpeace

O arquipélago de Shetland, região com cerca de 100 ilhas ao norte do Reino Unido, é um paraíso de observação de aves, entre elas, muitas raras. Lá, a população de papagaios-do-mar e atobás ultrapassa a de pessoas. Neste santuário natural está ancorado um navio da empresa americana Chevron, com data marcada para iniciar  exploração de petróleo a 260 quilômetros da costa. Se depender dos ativistas do Greenpeace que amanheceram pendurados à âncora do navio, ele não zarpará.

O sueco Victor Rask e a alemã Anais Schneider, de dentro de tendas suspensas por cordas, impedem o navio de seguir viagem. Eles pedem moratória de exploração de novos poços na região. “Temos mantimentos para ficarmos aqui até amanhã, pelo menos. Vamos evitar que o navio parta para mais uma empreitada perigosa e irresponsável de exploração de petróleo em uma área natural sensível”, diz Anais, via celular com conexão de satélite.

A ocupação acontece dois dias antes de um encontro entre ministros do meio ambiente de países que costeiam o Mar do Norte, onde será discutida a proposta alemã de fim de perfuração nestas águas. Representantes do Reino Unido pretendem barrar a ideia. “As empresas de energia deveriam investir em energias renováveis, não perseguir as últimas gotas de petróleo em ambientes cada vez mais intocados”, resume Victor Rask.

Assista ao vídeo:


As águas do arquipélago de Shetland são descritas pelo governo como “um local particularmente desafiador”, especialmente por conta do clima. Quem já opera na região é a empresa BP, a mesma responsável pelo maior derramamento de óleo da história dos Estados Unidos, com três poços de óleo e um de gás.

Tópicos
5 Comentários Adicionar comentário

steinc says:

Qual foi o resultado dessa manifestação?

Enviado 11 - out - 2010 às 14:53 Denunciar abuso Reply

gdougui says:

MUITO BOM!!!

Olha o esforço deles, nesse navio gigante e uma só pessoa dando o máximo de si para melhor o planeta.
...

Enviado 1 - out - 2010 às 7:42 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Renan36 says:

mANOO AMO O GREEN PEACE

VC FAZEM AGENTE TER MAIS UMA ESPERANÇA!!

GOSTARIA MUITO DE PODER AJUDAR JUNTO COM VCS!!
...

Enviado 29 - set - 2010 às 23:21 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

ops says:

Se TODOS vivemos num mesmo lugar, numa gigantesca comunidade, que só sobrevive pois todos tem respectivas funções dentro um sistema EQU...

Enviado 29 - set - 2010 às 21:19 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Wanderley says:

Agradeço aos ativistas a ação a favor do planeta e das futuras gerações.

Enviado 28 - set - 2010 às 18:50 Denunciar abuso Reply

1 - 5 de 5 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.