Perguntas frequentes

Torne-se um colaborador do Greenpeace

Desde o início, o Greenpeace escolheu ser uma organização independente. Para tanto, definiu que não aceitaria dinheiro de empresas, governos ou partidos políticos. Só receberia, como faz até hoje, dinheiro de doadores individuais. Essa decisão fechou nosso acesso a um volume considerável de fontes de financiamento. Por outro lado, lançou os alicerces para um tipo de atuação completamente independente, que até hoje é admirada e reforça o nosso comprometimento com a busca de um futuro melhor para a sociedade.

O apoio financeiro dos indivíduos é vital para manter essa independência.

Chamamos de colaboradores e colaboradoras as pessoas que nos apoiam financeiramente. Elas compreendem a importância da manutenção da autonomia do Greenpeace e compartilham dos mesmos valores e compromisso da organização em prol de um futuro verde e pacífico.

Graças a esse suporte nosso trabalho não para e avançamos sempre na defesa do ambiente.

Além de apoiar financeiramente, o colaborador conhece, envolve-se com as campanhas do Greenpeace e participa de ciberações, fóruns de discussão, chats e atividades públicas, manifestando sua opinião a respeito dos temas tratados pela organização. Essa participação é fundamental para que governo e empresas sejam pressionados a adotar medidas ecologicamente corretas e socialmente sustentáveis.

A colaboração é voluntária e pode ser cancelada a qualquer momento por meio de uma solicitação feita diretamente ao Departamento de Relacionamento, pelo telefone (11) 3035-1151, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo e-mail ou pelo Skype greenpeace.colaboradores.

Contribua você também (link para ficha de filiação). Sua colaboração mensal garantirá a continuidade e a independência do nosso trabalho por um planeta melhor.

Se você ainda tem alguma dúvida, leia as respostas abaixo.  
  • Quando chega a primeira correspondência impressa para o colaborador?

    O kit de colaborador é enviado após a primeira contribuição ser efetivada, pois ela custeia o envio desse material. O kit é constituído de carteirinha, adesivo e revista trimestral do Greenpeace. O tempo previsto de chegada é de até 15 dias úteis após o envio.

  • Meu material de colaborador chegou danificado ou não chegou.

    Entre em contato com o canal de relacionamento do Greenpeace pelo e-mail e descreva qual material chegou danificado ou qual você não recebeu que o reenviaremos. É fundamental enviar também seu endereço completo atualizado e os dados de contato.

  • Qual é a data e qual é a forma de pagamento da contribuição mensal?

    A contribuição pode ser feita por meio de débito automático em conta-corrente, no dia escolhido (5, 10, 15, 20, 25 ou 30 de cada mês). O Greenpeace tem convênio com os bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Real, Santander e Unibanco. A contribuição também pode ser feita por meio dos cartões de crédito American Express, Diners, Mastercard e Visa. O Greenpeace não trabalha com boletos.

  • Como atualizo meus dados (número de telefone, endereço, e-mail, dados bancários, forma de pagamento ou outros assuntos relacionados à contribuição)?

    Os dados pessoais podem ser atualizados na área de colaboradores. Os dados bancários devem ter sua atualização solicitada diretamente ao Departamento de Relacionamento, pelo telefone (11) 3035-1151, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo e-mail ou pelo Skype greenpeace.colaboradores.

  • Como faço para entrar na área exclusiva para colaboradores?

    Após sua inscrição como colaborador, você receberá um e-mail de acesso provisório à área; quando sua primeira contribuição for efetivada, você receberá seus dados de acesso definitivos. A informação, em ambos os casos, é seu login (o e-mail cadastrado) e sua senha (inicialmente seu número de colaborador). Com os dados de acesso em mãos, entre em www.greenpeace.org.br e clique no link “Área de colaboradores”, no canto superior à direita, ou diretamente no endereço www.greenpeace.org.br/areacolaboradores.

  • Como cancelar minha filiação?

    Uma solicitação deve ser feita ao Departamento de Relacionamento, pelo telefone (11) 3035-1151, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo e-mail ou pelo Skype greenpeace.colaboradores.

  • Quero fazer uma denúncia para o Greenpeace.

    O Greenpeace, como uma organização civil, não tem poder direto de fiscalização ou mesmo de punição. Para ajudá-lo a encaminhar essa denúncia, listamos os órgãos responsáveis por receber e averiguar denúncias de crimes ambientais. Recomendamos detalhar e documentar todas as informações, para que a denúncia tenha credibilidade.

  • Quero solicitar a participação do Greenpeace em um evento.

    Esse tipo de atividade é muito importante para a divulgação do trabalho do Greenpeace. No entanto, conseguimos atender apenas às solicitações de palestras para eventos ou universidades. Além disso, é necessário que um agendamento seja feito com antecedência. Atualmente, o Greenpeace não realiza palestras em escolas de nível fundamental e médio devido à limitação de recursos humanos e financeiros. As palestras são ministradas pelo Greenpeace gratuitamente, mas os custos com transporte, alimentação e hospedagem devem ser cobertos pela organização do evento. Caso você tenha interesse, entre em contato pelo e-mail para que sua solicitação seja encaminhada para o responsável pelo tema de interesse.

  • Gostaria de realizar um trabalho acadêmico. Como faço para obter informações a respeito do Greenpeace?

    O Greenpeace não tem disponibilidade para atender a essa demanda, seja pelas atividades que conduzimos na organização, seja pela inúmera quantidade de solicitações que recebemos. Nosso site contém muitas informações detalhadas sobre as campanhas que realizamos, assim como a história e os fatos que marcaram a organização. Toda a informação está disponível para divulgação desde que citada a fonte.