Durante apresentação do Projeto Juventude Solar, jovens de Vila Isabel conheceram melhor a energia solar e seus benefícios. (© Mariana Stolze / Greenpeace)

 

O primeiro contato com os jovens que se voluntariaram para participar do Projeto Juventude Solar, junto ao Centro Comunitário Lídia dos Santos, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, foi empolgante. O projeto tem como objetivo instalar placas solares no Centro Comunitário para aproximar os brasileiros de uma fonte de energia limpa e renovável, abundante em nosso país e muitas vezes ainda desconhecida. 

Além de gerar energia limpa para a comunidade, ainda capacitará jovens de Vila Isabel que irão auxiliar a instalação das placas. A ideia é que esses jovens possam passar o conhecimento que aprenderão adiante e, inclusive, que o projeto incentive a geração de novos empregos verdes. Esses são apenas alguns dos resultados que esperamos gerar, além de Megawatts renováveis, é claro.

Sinto-me honrada e muito feliz por poder coordenar esse projeto e por estar em contato com esses jovens. Durante nosso primeiro encontro, pude notar em cada rosto uma curiosidade sem tamanho, já que a maior parte dos voluntários desconhecia tanto o Greenpeace quanto o que seria a energia solar e seus benefícios.

Ao longo da nossa conversa, percebi a curiosidade crescer na mesma medida da alegria, ao tocarem uma placa solar pela primeira vez em suas vidas. Momentos depois, sorrisos largos quando a luz solar colocou uma lanterna e um carrinho em funcionamento. As vezes até eu ainda me surpreendo com o que a energia vinda do Sol pode fazer.

 

Dos dezesseis jovens presentes, que já participam de diversos projetos sociais promovidos pelo Centro Comunitário, todos têm hoje uma vaga garantida nas capacitações que começaremos a promover à partir do dia 27 de abril.

Desejamos conseguir chegar ao final do projeto com no mínimo dezesseis novos defensores do uso da energia solar, cujas características a tornam uma sólida opção para uma verdadeira revolução social e energética no Brasil. 

Acompanhem no blog mais notícias sobre o Projeto, as capacitações e a Juventude Solar.

* Vânia Stolze é coordenadora do projeto Juventude Solar