Instalação de painéis solares em escola municipal de Uberlândia é concluída. Economia de quase 50% na conta de luz será revertida em atividades para os alunos.

Os raios de sol começaram a surgir no horizonte de Uberlândia precisamente às 6h23. Neste mesmo horário, acordavam os jovens que estão instalando há dois dias os painéis solares na Escola Municipal Milton Magalhães Porto, localizada no mesmo município mineiro. A ansiedade e a alegria para subir no telhado hoje eram maiores do que nos dias anteriores para concluir a instalação dos 48 painéis fotovoltaicos que vão gerar energia equivalente a cerca de 50% do consumo da escola.

“Com esta instalação, queremos mostrar que energia solar já é possível no Brasil e que, com Educação, podemos tornar nosso país mais sustentável e renovável”, diz Bárbara Rubim, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil. “Em época de crise de energia e hídrica, deveríamos buscar soluções para evitar o colapso e uma delas é a energia solar.”

Uberlândia Solar

Durante três dias, 17 jovens do Brasil inteiro receberam capacitações sobre energia solar e puderam subir no telhado para colocar em prática o que aprenderam na sala de aula. Além disso, estes jovens tinham a missão de replicar o conhecimento adquirido e prepararam atividades pedagógicas para cerca de 200 estudantes de 7 a 11 anos. Jogos lúdicos, oficinas e gincanas explicavam o que são as energias renováveis. A Cemig, distribuidora mineira de eletricidade, também esteve presente. Ao final da instalação do sistema fotovoltaico, este foi regularizado, conectado à rede e já passou a abastecer a escola.

Um dos objetivos do projeto é o de multiplicar conhecimento sobre energia solar por todo o País. Os participantes poderão sensibilizar amigos, familiares, estudantes, comunidades e levar a mensagem de que energia solar é viável e que o Brasil deveria usar e abusar do potencial abundante que possui para a fonte.

“Os benefícios da energia solar são inegáveis e esta instalação os evidencia. Há vantagens econômicas, sociais e ambientais, como, por exemplo, a contratação de um dos jovens de Uberlândia que ajudou a instalar os painéis pela Alsol Energias Renováveis. Este é apenas um pequeno exemplo da quantidade de empregos verdes que poderiam existir em todos os cantos do Brasil”, continua Rubim.

Outro exemplo de benefício que vai mudar a vida de mais de 700 estudantes é a economia na conta de luz da escola. Este valor irá para a administração da escola que poderá escolher, junto com seus alunos, a melhor forma de investir em atividades extracurriculares e ainda reforçar a formação pedagógica dos estudantes. “Os jovens que treinamos aqui e que continuarão a ser treinados estão aptos a replicar projetos como este em todo o Brasil. Agora a bola está com o Governo e esperamos que ele também faça a sua parte”, conclui Rubim.

Se 50% das escolas públicas recebessem um projeto semelhante seria possível gerar mais de 1 milhão de MWh por ano. Considerando que as térmicas começaram o ano custando R$1000 por MW, teríamos uma economia de pelo menos R$ 1 bilhão.

Além da escola em Uberlândia, o Greenpeace vai instalar um sistema fotovoltaico na Escola Estadual Oswaldo Aranha, em São Paulo. Para isso, arrecada fundos através de um crowdfunding (financiamento coletivo). Junte-se a nós, ilumine o futuro de 1800 crianças e faça parte da Revolução Solar!

Outros Valores

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!