Como ajudar as vítimas da tragédia de Mariana

Notícia - 16 - nov - 2015
No dia 5 de novembro, uma barragem de rejeitos minerais da empresa Samarco estourou, inundando de lama tóxica a região de Mariana (MG) e deixando diversas famílias desabrigadas

Voluntários moradores da cidade de Mariana em Minas Gerais ajudam a separar doações como alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal e outros itens para os moradores afetados pela lama. Estima-se que 600 moradores afetados irão receber estas doações. (Fotos: Victor Moriyama/Greenpeace)

Muitos de nós, inconformados com as notícias que chegam de Mariana e região, estamos buscando formas de ajudar. Para facilitar essa busca, destacamos os quatro principais sites para informações:

  • O Rio Doce Help! é uma iniciativa prática e ágil de um carioca e um mineiro que dá diversas opções para quem quer se envolver.
  • O Catraca Livre fez uma grande pesquisa, com várias opções de apoio, que vão de doações de alimentos a trabalho voluntário para quem quer ajudar os moradores e animais da região.
  • Já a Cruz Vermelha de Belo Horizonte está arrecadando água, roupas, cobertores e alimentos não perecíveis em sua sede e de lá envia para todas as cidades que necessitam de apoio através da defesa civil e das Prefeituras. Mas já adiantamos: o time de voluntários da Cruz Vermelha de Minas Gerais está em Mariana auxiliando os bombeiros e a defesa civil e, no momento, não está recrutando novos voluntários.
  • Se você quer dar apoio financeiro, a Juntos está com uma campanha de arrecadação que já é um sucesso.