
Tudo sobre a Amazônia: nos ajude a protegê-la!
A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, está sob ameaça. O desmatamento avança a cada ano, colocando em risco ecossistemas importantes, a fauna e a flora, assim como nosso próprio futuro. É hora de mudar essa história.

17%
da Amazônia brasileira já foi desmatada
Fonte: Inpe

120 bilhões
de toneladas de carbono estão armazenados na Amazônia em forma de biomassa
Fonte: RCGI/USP

60%
do bioma Amazônia, que tem 6,7 milhões de km², está no Brasil
Fonte: Inpe/PanAmazônia

Quais são as causas do desmatamento na Amazônia?
O rápido avanço do desmatamento ilegal para a produção de gado e soja, garimpo ilegal e exploração ilegal de madeira, assim com o roubo de terras públicas, conhecido como grilagem, vem colocando a natureza e os povos indígenas sob grave ameaça. A Amazônia é fundamental para combater as mudanças climáticas, mas está cada vez mais perto de um ponto de não retorno, quando não será mais capaz de se recuperar como floresta tropical.
Investigar, denunciar e resistir
Investigamos e denunciamos o crime ambiental e expomos empresas, governos e pessoas físicas envolvidos com a destruição. Incentivamos e acompanhamos a implementação de acordos de mercado pela proteção da floresta e seus povos, Resistimos contra os retrocessos ambientais, com apoio da sociedade, por meio de ações públicas não violentas.

Explore os tópicos
Como você pode ajudar
Últimas notícias
-
Artistas, povos indígenas e sociedade civil se unem no videoclipe “Não Mais Poços de Petróleo”, contra leilão da ANP
Greenpeace Brasil lança videoclipe-manifesto para pressionar governo e empresas
-
3 continentes, 1 luta: América Latina, África e Ásia unidas pela vida no planeta
Pela primeira vez, povos indígenas e comunidades locais das maiores florestas tropicais do mundo se reúnem para construir soluções conjuntas por justiça climática
-
Brasil na Conferência dos Oceanos: “Temos orgulho de ser uma nação oceânica”
Com um discurso caloroso sobre o oceano, o presidente Lula abriu a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3), que acontece esta semana em Nice, na França.
-
AGU propõe cadastro nacional de escavadeiras do garimpo, com base em dados do Greenpeace
Iniciativa tem como base o diálogo com a sociedade civil e o relatório ‘Parem as Máquinas’, apresentado pelo Greenpeace em 2023