Biodiversidade
A biodiversidade brasileira vem sofrendo grandes perdas com o desmatamento na Amazônia, tanto de espécies já conhecidas, como das que sequer foram documentadas. Vivemos uma crise da biodiversidade, mas ainda é possível evitar novas extinções.


25%
de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção, a maior parte devido a ação humana
Fonte: Arpa/WWF

15%
da biodiversidade do planeta se encontra na Amazônia
Fonte: ONU

30 milhões
de espécies animais vivem na Amazônia, incluindo mais de mil tipos de aves e 85% das espécies de peixes da América do Sul
Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas

Estamos perdendo nossa biodiversidade
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microrganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre as diferentes espécies que torna nosso planeta habitável. Mas ações humanas, como o desmatamento da Amazônia, estão levando espécies à extinção a um ritmo alarmante.
Conhecer e proteger
O Brasil precisa investir em um modelo de desenvolvimento que conviva com a natureza, protegendo o habitat de espécies ameaçadas e se beneficiando da verdadeira riqueza da floresta em pé. Para isso, é preciso conhecer nossa diversidade biológica. O Greenpeace financia cientistas na pesquisa da biodiversidade da Amazônia e realiza campanhas públicas para zerar o desmatamento.

Como ajudar
Últimas notícias
-

Quem garante a segurança da perfuração na Foz do Amazonas?
Após um vazamento de fluido no Bloco 59, a Petrobras foi multada pelo Ibama e teve falhas de segurança reconhecidas pela ANP. O episódio reforça por que a perfuração de petróleo na Foz do Amazonas não é segura.
-

Ondas de esperança: o que queremos para os oceanos em 2026
Os principais pedidos do Greenpeace Brasil para a proteção dos oceanos, em um ano decisivo para o futuro do mar.
-

O quão pouco os brasileiros conhecem das profundezas dos oceanos
O oceano profundo absorve mais de 90% do calor excedente e cerca de 40% do CO₂ emitido pela humanidade. Colocar esse sistema em risco é uma aposta perigosa.
-

O que o Greenpeace está fazendo na COP30
Confira cinco demandas que estamos levando aos líderes globais este ano.










