Madeira de lei fora da lei

7 comentários
Notícia - 1 - mar - 2012
Em investigação sigilosa, o Greenpeace descobriu que a Asia Pulp and Paper, terceira maior produtora de papel do mundo, continua desmatando ilegalmente e pondo em risco espécies já ameaçadas.

Os famosos tigres de Sumatra, espécie em extinção, estão sendo dizimados por conta do desmatamento das florestas tropicais da Indonésia. A Asia Pulp and Paper é uma das principais causadoras dessa tragédia. (©Greenpeace/Melvinas Priananda)

O Greenpeace apresenta ao mundo mais um capítulo da luta contra a destruição das florestas tropicais da Indonésia. Em um ano de investigação sigilosa, foi descoberto que a terceira maior produtora de papel e celulose do mundo, a Asia Pulp And Paper (APP), tem violado sistematicamente a lei da Indonésia para proteção das madeiras de lei – espécies mais resistentes empregadas principalmente na construção civil, a exemplo do Mogno –, e a lista de árvores protegidas internacionalmente, definida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora (CITES, na sigla em inglês). O escândalo expõe importantes marcas como Xerox, National Geographic e Danone, como compradores e multiplicadores dessa cadeia criminosa.

Ao longo do ano de 2011 foram feitas inúmeras visitas à fábrica Indah Kiat Perawang, da APP, onde numerosas toras de madeira de lei foram encontradas, misturadas a outras espécies da floresta à espera de terem sua polpa – a celulose – retirada. Foram colhidas amostras de 46 exemplares, que tiveram a ilegalidade confirmada pelo internacionalmente reconhecido Instituto de Tecnologia e Biologia da Madeira, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha.

“Pegamos a Ásia Pulp and Paper em flagrante. Esta investigação mostrou que a sua principal fábrica de celulose é recheada de madeira de lei retirada ilegalmente. Isso mostra como é contraditório o seu pedido público por uma “Tolerância zero” para a madeira ilegal”, afirmou Bustar Maitar, diretor da Campanha de Florestas do Greenpeace Indonésia.

A análise do Greenpeace mostra que, desde que a retirada de madeira de lei foi proibida em 2001, pelo menos 180 mil hectares da floresta de turfa da Sumatra – uma área que corresponde a mais de duas vezes a cidade de Nova York – foram desmatados em concessões agora controladas pela APP. Essas florestas são um habitat crítico para as madeiras de lei, bem como para espécies em perigo, incluindo o tigre de Sumatra, do qual restam apenas 400 hoje soltos na selva.

Como parte da investigação, grandes empresas têm sido implicadas no escândalo internacional envolvendo a destruição das florestas tropicais pela APP. Testes independentes e pesquisas fornecidas feitas em produtos de papel de empresas como Xerox, Walmart, Acer mostram que eles contêm fibras de florestas tropicais da Indonésia. Estes produtos foram fabricados utilizando papel fornecido pela usina Indah Kiat Perawang, a mesma denunciada por posse de madeira de lei ilegal.

“A APP está minando o Estado de Direito na Indonésia. O Greenpeace pede ao governo para apreender imediatamente todas as toras de madeira de lei ilegais em operação pela APP na Indonésia. As evidências foram fornecidas às autoridades para ajudar em seus esforços para melhorar a governança no setor. Qualquer empresa que compre da APP deve se distanciar deste escândalo florestal e parar de comprar dela até que torne limpas as suas transações”, concluiu Maitar.

O relatório da investigação do Greenpeace foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente do país, e também será passado à polícia indonésia. Clique aqui para ter acesso ao documento em inglês.

Tópicos
7 Comentários Adicionar comentário

Cambacica says:

O mal toma conta quando o bem não faz nada.
Parabés ao GREENPEACE,pelas informações.
Vamos fazer um abaixo assinado,de...

Enviado 13 - mar - 2012 às 18:35 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

dorizon says:

Não penso em morrer sem ver o dia em que um grande assassino da natureza, tal como aquele político brasileiro do Mato Grosso, grande plantad...

Enviado 9 - mar - 2012 às 13:51 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

Carlos0705 says:

O mundo natural e nós, que procuramos defende-lo, estamos perdendo a guerra contra os poderosos destruidores da natureza. Ou nós nos unimos ...

Enviado 7 - mar - 2012 às 13:17 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

Carlos0705 says:

O mundo natural e nós, que procuramos defende-lo, estamos perdendo a guerra contra os poderosos destruidores da natureza. Ou nós nos unimos ...

Enviado 7 - mar - 2012 às 13:17 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

DiskPizzas says:

boa greenpeace, multa nesses fdps!

Enviado 5 - mar - 2012 às 18:56 Denunciar abuso Reply

MaryAmericano says:

Caras Coisas que fazem desmatamento ,vocês são "coisas" porque nem sei se posso chamá-los de seres humanos porque o ser human...

Enviado 5 - mar - 2012 às 16:26 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

Yuri UDMN says:

São ridiculos, se dizem tão corretos e são pegos com " as calças nas mãos ", vergonhoso e revoltante.

Enviado 3 - mar - 2012 às 15:22 Denunciar abuso Reply

1 - 7 de 7 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.