Um herói brasileiro na ONU

11 comentários
Notícia - 9 - fev - 2012
Condecorado Herói da Floresta na América Latina pela ONU, Paulo Adario dedica prêmio aos verdadeiros heróis do dia-a-dia e cobra a presidente Dilma sobre o Código Florestal.

Em discurso de agradecimento, Paulo Adario pede ao governo o veto ao desmatamento e à anistia a quem cometeu crimes ambientais.

Diretor da Campanha Amazônia e um dos fundadores do Greenpeace no Brasil, Paulo Adario foi hoje internacionalmente reconhecido como o Herói da Floresta na América Latina e Caribe. O prêmio inédito concedido pela ONU (Organização das Nações Unidas) foi entregue em cerimônia oficial em Nova York.

Em seu discurso de agradecimento, Adario afirmou ser o título de “herói” um reconhecimento intrínseco por parte da ONU de que as florestas ainda estão em grande perigo. Ele também alertou para a importância da luta contra o desmatamento como vetor de combate às mudanças climáticas.

Veja aqui a íntegra do discurso de Paulo Adario na ONU.

Incluindo o Código Florestal como uma de suas batalhas na luta pelas florestas, Adario destacou que não há oposição entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico, e que a produção e exportação de commodities podem continuar crescendo sem derrubar mais nenhuma árvore. 

“Cerca de 90% dos brasileiros são contra uma nova lei florestal que abra espaço para mais desmatamento e que anistie aqueles que desrespeitaram a legislação. E, no entanto, isso está sendo fortemente apoiado pelos parlamentares. A presidente Dilma está numa encruzilhada. Ela precisa escolher entre o futuro e o passado. Quero aproveitar essa oportunidade para pedir a ela que dê um passo para o futuro, vetando todas as medidas perversas que reduzem a proteção das florestas no Brasil.”

 

Em sua fala, Adario dedicou o prêmio às pessoas que dividem consigo a luta pela preservação das florestas, ou seja, aos verdadeiros heróis e vítimas que nascem quase todos os dias por conta da disputa dramática por recursos naturais e áreas de floresta.

Pessoas como Zé Claudio e sua esposa Maria não foram esquecidos pela ONU, que lhes rendeu uma homenagem, passando o filme do jornalista Felipe Milanez sobre a morte do casal de extrativistas. Com a voz embargada, a irmã de Zé Claudio, a ambientalista Laisa Sampaio, subiu ao palco e pediu mais governança na região para evitar novos crimes ambientais e humanos.

Jan McAlpine, chefe do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, disse que o conceito do prêmio surgiu, pois a organização queria mostrar o quanto as florestas são importantes para as pessoas e as pessoas para as florestas. Ao chamar Paulo Adario ao microfone, ela o definiu como uma “enorme contribuição para o mundo e a América Latina”.

Depois de receber 90 indicações, de 41 países, a ONU nomeou mais quatro "heróis da floresta" na África, Europa, Ásia e América do Norte. Os escolhidos foram Paul Nzegha Mzeka, de Camarões, Shigeatsu Hatakeyama, do Japão, Anatoly Lebedev, da Rússia, e Rhiannon Tomtishen e Madison Vorva, dos Estados Unidos.

11 Comentários Adicionar comentário

paulo says:

Acabando com o comércio da madeira "legal"com certeza o desmatamento terá redução de no mínimo 70%. Enquanto usarmo...

Enviado 24 - fev - 2012 às 8:33 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

BrunoPionorio says:

estamos lá

Enviado 23 - fev - 2012 às 15:27 Denunciar abuso Reply

marcoswillianpc says:

Muito feliz em saber que há pessoas fortes nessa guerra!
Vamos conseguir!

Enviado 21 - fev - 2012 às 12:15 Denunciar abuso Reply

Fayzano says:

Não lhe conheço pessoalmente, mas estou contigo e não abro!

Enviado 20 - fev - 2012 às 13:10 Denunciar abuso Reply

Fayzano says:

Não lhe conheço pessoalmente, mas estou contigo e não abro!

Enviado 20 - fev - 2012 às 13:09 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Coalla says:

Parabéns não é exatamente a palavra certa para ser dita, acho que "Muito obrigada!" se encaixa melhor. Obrigada pela forç...

Enviado 16 - fev - 2012 às 20:24 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

@jefzlopes says:

Parabéns senhor Paulo Adario.
De fato devemos agradecer por existirem pessoas como você em nosso país, que cada vez mais parece ...

Enviado 16 - fev - 2012 às 17:08 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) Beatriz says:

PARABENS PAULO. vOCÊ MERECE. ´
É UM ORGULHO TER TRABALHADO CONTIGO E AINDA COMPARTILHARMOS OS MESMOS IDEIAIS
ABRAÇO SA...

Enviado 15 - fev - 2012 às 19:31 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) gaby_bio says:

PARABENSSS PARA O NOSSO HEROIII!!!!
a dilme precisa msm vetar esse codigo, pois se naum o desmatamentooo vai aumenta absurdamenteee!!!!
pa...

Enviado 13 - fev - 2012 às 16:42 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) says:

PARABÉNS, PAULO !!!!!!!! MUITO BOM VER SEU TRABALHO RECONHECIDO.!!!! ABRAÇO ENORME. DENISE E PETER.

Enviado 10 - fev - 2012 às 23:18 Denunciar abuso Reply

1 - 10 de 11 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.