O sol nasceu pra todos

O Brasil é um país tropical. Esse fato, que já foi descrito e cantado por diversos intérpretes, chama a atenção para uma realidade bem menos cantada, mas de igual importância: o enorme potencial de energia solar do país.

Esse potencial se tornou ainda mais relevante quando, em 2012, a Resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) passou a permitir que todo cidadão use seu telhado para gerar sua própria eletricidade e receber descontos em sua conta de luz.

E não é pouca energia. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostram que, se todo o potencial teórico de geração de eletricidade nas residências brasileiras fosse aproveitado com sistemas fotovoltaicos, produziríamos o suficiente para abastecer mais de duas vezes o atual consumo residencial. Esse aproveitamento também abriria a possibilidade de geração de, aproximadamente, seis milhões de novos postos de trabalho diretos e indiretos. E significaria uma economia de cerca de R$95 bilhões por ano para a população.

Para que todos os brasileiros tenham acesso a um sistema fotovoltaico, a energia solar precisa receber mais incentivos do Governo. Dessa forma, conseguiríamos aumentar o uso da energia solar no Brasil e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento da indústria nacional.

Dentre as medidas que precisam ser alteradas, destacamos a necessidade de serem criadas linhas de crédito subsidiadas que popularizem a aquisição do sistema. Também é imprescindível que os cidadãos tenham a possibilidade de utilizar os recursos de seu Fundo de Garantia (FGTS) para esse fim. Além disso, é necessário criar um mecanismo de tributação diferenciada para baratear os custos de um sistema fotovoltaico – hoje, 30% mais caro devido aos elevados tributos.

Em paralelo, é indispensável que tenhamos campanhas de conscientização promovidas pelo poder público e pela sociedade civil, para expandir – entre governantes e cidadãos – os benefícios dessa fonte energética. Somente três em cada dez  brasileiros sabem da possibilidade de gerar sua própria energia, segundo uma pesquisa realizada pelo Greenpeace em conjunto com a Market Analisys em dezembro de 2013.

Esse cenário precisa mudar. Um melhor aproveitamento do potencial de energia solar no Brasil constitui não só mais segurança energética para o país – que tem enfrentado uma grave crise elétrica e hídrica –, mas também uma enorme contribuição na geração de emprego e renda para os brasileiros.

Somando-se a isso, essa matriz energética oferece ainda uma importante contribuição na luta contra as mudanças climáticas, na qual todos nós temos papel essencial a desempenhar. Sendo assim, por que não começar por nossos próprios telhados?

Últimas atualizações:

 

Água

Hub | 21 - mar - 2017 às 13:39

Brasileiros querem gerar a própria energia

Post do blog por rgerhard | 4 - jan - 2017 3 comentários

Pesquisa Datafolha mostra que, a despeito da resistência das distribuidoras elétricas, estamos mais conscientes dos benefícios da autogeração de energia; próximo passo é facilitar o acesso    Num país que fechou o segundo ano em...

Economia que faz o bem

Post do blog por rgerhard | 14 - dez - 2016 1 comentário

Duas entidades beneficentes receberam placas solares e, com o dinheiro economizado na conta de luz, poderão ajudar mais quem precisa de cuidados   Na mão marcada pelo tempo de uma vida, passado, presente e futuro se encontram...

Primeira regra dos buracos: quando estiver em um, pare de cavar

Notícia | 8 - nov - 2016 às 16:06

No mundo todo, a indústria do carvão está desesperadamente tentando desafiar as leis da física. Ela quer nos fazer acreditar que, se estivermos num buraco, é só...

Agosto de 2050: uma viagem ao Brasil do futuro

Post do blog por Thaís Herrero | 24 - ago - 2016

Como será a vida de um brasileiro daqui a 34 anos caso o país transforme sua forma de produzir e consumir energia? Ou seja, caso faça a [R]evolução Energética proposta pelo Greenpeace Brasil. É 24 de agosto de 2050 e o brasileiro ...

Ministro do Meio Ambiente questiona a hidrelétrica do Tapajós

Notícia | 5 - jul - 2016 às 14:39 1 comentário

Em entrevista ao jornal A Folha de São Paulo, o ministro José Sarney Filho afirma que o Brasil precisa investir em alternativas para atender a demanda futura de...

1 - 6 de 242 resultados.

 

Tópicos