Última notícia - 29 de novembro
Zara aceita lavar a roupa suja. Leia mais...
 

Chega de vítimas da moda

Produtos químicos perigosos foram encontrados em certos itens de vestuário da ZARA. Alguns desses químicos se modificam no meio ambiente e formam substâncias que interferem na maneira como os hormônios naturais atuam no corpo humano.Muitas vezes esses produtos são lançados em cursos d'água em todo o mundo. Vestígios de substâncias cancerígenas que são liberadas a partir de corantes também foram identificados nas amostras.

Acreditamos que a moda não precisa poluir. Grandes marcas como H&M e Marks and Spencer já se comprometeram a limpar suas cadeias de fornecimento e a se desintoxicar. Mas até agora a ZARA, a maior varejista do mundo, permanece em silêncio.

Mais sobre a campanha

A campanha Detox do Greenpeace quer parar a contaminação e a poluição de cursos d'água com produtos químicos perigosos, incluindo aqueles que permanecem no ambiente e que alteram o funcionamento dos hormônios no corpo humano. Lançada em 2011, a campanha Detox expôs a relação entre fábricas têxteis que contaminam a água e muitas das maiores marcas de roupa do mundo.

Como resposta à pressão dos consumidores, parceiros e de fashionistas, Nike, Adidas, Puma, H&M, Marks & Spencer, C&A e Li-Ning se empenharam em se desintoxicar.

Outras grandes marcas ainda precisam responder urgentemente ao desafio de se desintoxicarem, inclusive a ZARA, a maior varejista do mundo da moda. Seu tamanho, poder e influência fazem com que eles sejam cruciais para a desintoxicação do mundo da moda. Nós testamos roupas dessas marcas e encontramos vestígios de produtos químicos perigosos, incluindo substâncias cancerígenas provenientes de corantes. A ZARA claramente é parte do problema.

No entanto, ao trabalhar com seus fornecedores e ao mudar para alternativas não-perigosas, a ZARA pode se tornar parte da solução.

Saiba mais informações sobre os produtos testados

Leia o relatório completo da cadeia tóxica da moda (em inglês).

Participe da nossa campanha para convencer a ZARA a se desintoxicar.