Relatório do Greenpeace, lançado na COP30, apresenta soluções de povos indígenas e comunidades locais das maiores florestas tropicais do mundo

Proteger e restaurar as florestas tropicais — incluindo a imensa diversidade de espécies e o carbono que armazenam — é fundamental para enfrentar as crises da biodiversidade e do clima, além de garantir um planeta habitável para as futuras gerações. 

A chave está nas mãos dos povos indígenas e comunidades locais (PI&CL), detentores de territórios tradicionais, que têm sido os mais eficazes protetores de ecossistemas, freando o desmatamento e recuperando áreas degradadas. O acesso direto à financiamento tem se mostrado essencial, além de promover a descolonização da conservação, juntamente com o reconhecimento fundamental dos direitos dos PI&CL.

Neste relatório publicado durante a COP30, apresentamos uma seleção de Soluções da Floresta que já existem, exemplos a serem fortalecidos e multiplicados:

  • Comunidade Knasaimos-Tehi, Papua, Indonésia
  • Aldeias Gunam e Setawa, Bornéu, Indonésia 
  • Comunidade Lokolama, Bacia do Congo, RDC
  • Comunidades do Médio Juruá, Amazonas, Brasil
  • Povo Apurinã, Amazonas, Brasil 
Verdadeiras Soluções da FlorestaFalsas Soluções da Floresta
✔️ Baseada nos direitos dos PI&CL (incluindo processos participativos e a Consulta Livre, Prévia e Informada), fortalecendo e assegurando seus territórios, culturas e conhecimentos.

✔️ Voltada à proteção dos ecossistemas, com impactos sociais e ambientais positivos, contribuindo para a mitigação e/ou adaptação às mudanças climáticas.

✔️ Liderada e governada pelos próprios PI&CL, incluindo geração de renda, distribuição de benefícios e acesso direto a financiamento para apoiar meios de subsistência e práticas de gestão.
❌ Destrói e degrada florestas, águas e biodiversidade.

❌ Empreendimentos de monocultura em larga escala, usina hidrelétrica e mineração.

❌ Projetos de compensação de carbono ou biodiversidade.

❌ Infringir direitos territoriais dos PI&CL, impor valores externos, causar divisão, conflitos e prejuízos às populações locais.

❌ Extrair e comercializar produtos da floresta e biodiversidade sem agregar valor localmente ou sem distribuição justa dos benefícios.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação mensal hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!