Tudo sobre a Amazônia: nos ajude a protegê-lá!
A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, está sob ameaça. O desmatamento avança a cada ano, colocando em risco ecossistemas importantes, a fauna e a flora, assim como nosso próprio futuro. É hora de mudar essa história.
17%
da Amazônia brasileira já foi desmatada
Fonte: Inpe
120 bilhões
de toneladas de carbono estão armazenados na Amazônia em forma de biomassa
Fonte: RCGI/USP
60%
do bioma Amazônia, que tem 6,7 milhões de km², está no Brasil
Fonte: Inpe/PanAmazônia
Quais são as causas do desmatamento na Amazônia?
O rápido avanço do desmatamento ilegal para a produção de gado e soja, garimpo ilegal e exploração ilegal de madeira, assim com o roubo de terras públicas, conhecido como grilagem, vem colocando a natureza e os povos indígenas sob grave ameaça. A Amazônia é fundamental para combater as mudanças climáticas, mas está cada vez mais perto de um ponto de não retorno, quando não será mais capaz de se recuperar como floresta tropical.
Investigar, denunciar e resistir
Investigamos e denunciamos o crime ambiental e expomos empresas, governos e pessoas físicas envolvidos com a destruição. Incentivamos e acompanhamos a implementação de acordos de mercado pela proteção da floresta e seus povos, Resistimos contra os retrocessos ambientais, com apoio da sociedade, por meio de ações públicas não violentas.
Explore os tópicos
Como você pode ajudar
Últimas notícias
-
Garimpo ilegal já devastou mais de 13 mil hectares dentro de Unidades de Conservação
Um novo e inédito levantamento do Greenpeace Brasil mostra que o garimpo ilegal ameaça um importante e fundamental patrimônio natural brasileiro.
-
Em meio às chamas
Confira o relato de Ana Clis Ferreira, uma das porta-vozes do Greenpeace Brasil, sobre as queimadas na Amazônia e no Pantanal.
-
O Brasil está em chamas!
A partir de uma combinação perigosa provocada pela ação humana, o país assiste a escalada do número de focos de fogo na maior parte do seu território
-
5 anos após derramamento de óleo no NE, Foz do Amazonas enfrenta ameaças semelhantes
Em agosto de 2019, o litoral do Nordeste brasileiro foi palco de um dos maiores desastres ambientais já registrados na costa do país.