Proteja a Amazônia
A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, está sob ameaça. O desmatamento avança a cada ano, colocando em risco ecossistemas importantes, a fauna e a flora, assim como nosso próprio futuro. É hora de mudar essa história.


17%
da Amazônia brasileira já foi desmatada
Fonte: Inpe

120 bilhões
de toneladas de carbono estão armazenados na Amazônia em forma de biomassa
Fonte: RCGI/USP

60%
do bioma Amazônia, que tem 6,7 milhões de km², está no Brasil
Fonte: Inpe/PanAmazônia

Desmatamento fora de controle
O rápido avanço do desmatamento para a produção de gado e soja, garimpo e exploração ilegal de madeira, assim com o roubo de terras públicas, conhecido como grilagem, vem colocando a natureza e os povos indígenas sob grave ameaça. A Amazônia é fundamental para combater as mudanças climáticas, mas está cada vez mais perto de um ponto de não retorno, quando não será mais capaz de se recuperar como floresta tropical.
Investigar, denunciar e resistir
Investigamos e denunciamos o crime ambiental e expomos empresas, governos e pessoas físicas envolvidos com a destruição. Incentivamos e acompanhamos a implementação de acordos de mercado pela proteção da floresta e seus povos, Resistimos contra os retrocessos ambientais, com apoio da sociedade, por meio de ações públicas não violentas.

Explore os tópicos
Como você pode ajudar
Últimas notícias
-
Tratado Global dos Oceanos é aberto para assinaturas de países
Assinatura dos governos é momento simbólico que deve ser seguido pela ratificação do Tratado em cada nação, defende Greenpeace
-
Correção da meta climática recoloca Brasil no caminho para zerar carbono até 2050, mas não é ambiciosa
Apesar da NDC garantir que Brasil cumpra o Acordo de Paris, o ideal seria o país zerar emissões de carbono até 2045.
-
Brasil abre Assembleia Geral da ONU sem grandes surpresas, com discurso focado no combate às desigualdades
Na área ambiental, Presidente Lula destacou queda do desmatamento na Amazônia, emissões da matriz elétrica brasileira e cobrou o financiamento climático dos países ricos. Veja o posicionamento do Greenpeace Brasil.
-
Greenpeace celebra 52 anos no Dia Internacional da Democracia
Que a coincidência das datas seja algo simbólico para lembrar a todos que não haverá justiça social sem um meio ambiente saudável e uma democracia forte.