Você sabe de onde vem sua comida?

O sistema atual está completamente fora de controle.

Mas ele não é inevitável. Chegou a hora de mudar isso.

Nessa série de vídeos, a atriz e produtora brasileira Alice Braga nos leva a uma jornada por dentro do sistema da agricultura industrial e mostra a conexão entre a comida que chega à nossa mesa, a crise climática e a destruição de florestas em todo o planeta. E como nós, cidadãos, podemos mudar essa história.

Vídeos

 

Contagem regressiva para a destruição

Estamos correndo contra o tempo. Ondas de calor, enchentes, furacões, secas e queimadas estão acontecendo em todo o planeta. Um milhão de espécies estão em risco de extinção. Mesmo assim, a produção industrial de commodities, como óleo de palma, soja, carne e laticínios, segue destruindo nossas florestas e ameaçando povos indígenas e comunidades locais, levando nosso planeta à beira do colapso. Se quisermos ter uma chance de futuro, isso tem que mudar.

Sempre nos disseram que é “assim que as coisas são” e que esse sistema funciona. Que é assim que a comida chega no nosso prato e que isso é “normal”. Mas esse sistema doente não é inevitável. Ele foi planejado. O que significa que podemos projetar um sistema melhor, Sempre nos disseram que é assim que a comida chega no nosso prato e que isso é “normal”. Que é “assim que as coisas são”. Que esse sistema funciona. Mas esse sistema de produção fora de controle, que alimenta o desmatamento e a crise climática, não é inevitável: ele foi planejado.

O que significa que podemos projetar um sistema mais justo, em que todos nós temos acesso a alimentos saudáveis e sem veneno. Um sistema em que as florestas não sejam destruídas e comunidades expulsas para dar lugar a grandes monoculturas e pastos.

Se tem algo que a pandemia da Covid-19 nos mostrou é que o sistema que existe hoje – político, econômico e social – não foi projetado para beneficiar os bilhões de pessoas do planeta, mas sim alguns poucos. Chegou a hora de virar esse jogo. Ou todos ganham, ou todos perderemos. 

Abaixo assinado

Exigimos que nossos governos parem de colocar o lucro de alguns acima da vida de todos nós, e que as empresas forneçam comida saudável, de boa qualidade e acessível. Para todos.

Não podemos voltar ao “normal”,
pois o “normal” é o que estava errado o tempo todo.

Juntos, podemos mudar essa estória!

Faça parte do movimento Todos Pela Amazônia