Chuvas mais fortes e mais frequentes, como vimos neste verão no Rio de Janeiro, são o retrato do aquecimento global e da falta de planejamento e resiliência das grandes cidades brasileiras. Autoridades precisam agir com urgência para evitar mais mortes

Ativistas do Greenpeace abrem banner no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para chamar atenção sobre a necessidade de protegermos o meio ambiente.
O mundo está preparado para o aumento da temperatura global? Ao que parece, não. A cidade do Rio de Janeiro foi devastada por chuvas nesta semana, e essa é uma realidade que não se limita àquela região. As mudanças climáticas já chegaram no Brasil, e estão tornando fenômenos extremos cada vez mais frequentes. A ação do homem no meio ambiente como um agente destruidor as causou. Agora, a ação do homem deve controlá-las.
O Greenpeace lamenta as mortes e danos ocorridos no Rio de Janeiro nesta semana, e se solidariza com todas as vítimas dessa catástrofe.
Os estragos e mortes causados pelas enchentes na megacidade do Rio não se limitam, no entanto, ao aquecimento global. Na cidade, falta planejamento urbano, rede de esgoto apropriada e saneamento; há ocupações em áreas de risco e infraestrutura debilitada. Enfim, problemas inerentes a um país que sofre com a desigualdade social e a concentração de renda, e que fica mais vulnerável aos efeitos da mudanças climáticas.
As grandes cidades brasileiras, especialmente as litorâneas, devem se preparar para mais eventos extremos, que já são realidade. Temporais serão mais frequentes e destruidores e secas perdurarão por mais tempo.
Diminuir as emissões de gases de efeito-estufa também é optar por um modelo de desenvolvimento justo para o meio ambiente e para as pessoas. É preparar as cidades para o mal que já as afeta e reverter a urbanização negligente e sem planejamento climático, que opta pelo carro, pela poluição e pela ocupação desordenada e injusta.
Enquanto o poder público negar as mudanças climáticas, nega também o direito das pessoas de se defenderem de catástrofes, nega a elas a escolha de reverter os impactos e estar melhor preparadas para quando acontecerem. Dizer que as mudanças climáticas não existem é privar os brasileiros de seus direitos básicos. É expor o país a mais mortes.
O problema que ontem assolou o Rio – e amanhã poderá atingir outras regiões – foi causado por pessoas, e agora, deve ser resolvido por pessoas. A solução recai sobre os governantes eleitos por todos, que devem agir de maneira justa para de um lado acabar com a destruição dos biomas e diminuir as emissões brasileiras, e de outro planejar a estrutura de cidades para catástrofes que já acontecem. Não se trata apenas de reduzir emissões, mas de reverter as mudanças climáticas com justiça social para todos.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
A solução não está nas bicicletas, ou em qualquer alternativa semelhante. As megacidades chegaram a índices de poluição de todos os tipos irreversíveis. A única solução é distribuir a população e a riqueza pelo território de um país. Tirar empresas e famílias das cidades e assentá-las em áreas inabitadas, rurais, e, então, começar estas novas iniciativas de urbanização do modo certo, que contemple iniciativas como o transporte pelas bicicletas.
Não acredito q Retirar empresas e famílias das zonas urbanas e levá-las para zona rural seria apenas transferir o problema de um lugar para outro. Logo, logo esse espaço se tornaria um montoeira de lixo tbm, pois o ser humano q não tem consciência do que faz errado em um determinado lugar, fará em tantos outros que habitar. Somos nós que precisamos mudar nosso modo de pensar, agir... de viver!!!
As pessoas tem que começar a Amar e Respeitar nossa Mãe GAIA, Ela é tão Perfeita, Linda, Maravilhosa... O Criador a fez, Perfeita, as pessoas deveria enchergar isso... Parabéns por vocês estarem fazendo a diferença.. Com Amor. 🌻🌿🌴😍
Parabenizo a todos empenhados pela preservação do planeta, nosso bem maior e das gerações futuras!!!
Um país que gasta 92% do que arrecada do SACRIFICADO povo, com folha de pagamento jamais terá condições e/ou vontade política de fazer algo em prol da população ou investir em preservação da natureza.
Duvidas ninguem tem mas, que temos pouco tempo pra agirmos, o planeta esta precisando de cada um de nos, vamos fazer nossa parte para sairmos ganhando, todos sabem o que fazer, ou cada chuva ficarmos lamentando pelo que podia ser feito e ignoramos..
Olha, eu recebi seu email! Mas nao concordo com tua abordagem!!! Sugiro na citar desigualdade social como um ponto de causa para o Rio. Ha muito se tem feito pela educação no país, unico caminho que proporciona, qualifica e da liberdade ao homem! Este mundo vasto e antigo nao foi feito sempre de Europa e America do Norte! E eles venceram pela educação! O Brasil precisa se instruir!!! E tem tido oportunidade, falta foco do cidadão! Falta querer ou a desigualdade persistirá!!! Precisamos de um greenpeace focado no modelo educar pra sobreviver!!! Este texto teu nao me representa minha leitura e interpretação sobre a situacao do rio e tampouco climática
Boa tarde, qual é entao a ideia? EDUCAÇAO PRIMEIRO. Participarei
Vamos preservar o nosso ambiente de vida? Ande menos de carro, isso vai ser bom. Pra vc e para o nosso habitat
As pessoas, em geral, não aceitam a verdade, apesar de todas as evidências. O Rio de Janeiro foi dominado por uma quadrilha que causou gravíssimos problemas para a cidade e mortes, como a Vale devastou Minas e causou, propositalmente, a morte de centenas de pessoas. Acho que na Terra não existe a luta do bem contra o mal, mas de monstros contra monstros, como aconteceu, durante a segunda guerra mundial. A Venezuela foi destruída porque a população optou pelo mal e elegeu agentes das trevas e o país foi destruído. Tenho poucas esperanças de reverter esta situação, porque os brasileiros desprezam a sabedoria, o conhecimento e elegem pessoas ignorantes e despreparadas que acham que, com violência combaterão o mal. Só falta, no Brasil, eles quererem prender Satã, tal a insanidade. Admiro muito a luta de vocês e estou lutando, como escritora, em um país de escritores alienados que tomam chá pago, em academias.
Adorei a materia
Concordo com tudo que você disse,mas as pessoas tem de se conscientizar, pois a poluição é causada por pessoas,então a solução também tem que ser feita por pessoas .Todos tem de ter uma atitude correta com o meio ambiente,no sentido de não prejudicar,mas sim de proteger,pois esse é o lar que nosso criador nos deu para sermos felizes.Então é responsabilidade de cada ser humano cuidar da terra,pois ela é um presente de Deus.
Acredito que se tivéssemos um transporte público de qualidade e passagens com preços mais acessíveis conseguiríamos abrir mão do conforto do carro. Estudar a possibilidade de morar próximo ao trabalho ou das escolas dos filhos é uma iniciativa que contribui para uma vida saudável e menos poluente.