
Brasil Em Chamas:
7 coisas que você pode fazer pela Amazônia
A Amazônia é um bioma único no mundo e que tem 60% de sua extensão no Brasil. Nós brasileiros somos muito sortudos por sermos os protetores desta fonte de água e vida. Mas verdade seja dita: precisamos fazer mais para protegê-la.
Por isso, pessoas do mundo inteiro unem suas vozes para mostrar o quanto a floresta é importante para suas vidas. Proteger a Amazônia é proteger nosso futuro! Veja algumas maneiras de mostrar seu apoio ao movimento Todos Pela Amazônia:
© Todd Southgate / Greenpeace
1 Assinar a petição #TodosPelaAmazônia
A Amazônia é o coração pulsante do nosso planeta, que regula o sistema climático global e espalha chuva para outras regiões do país. Mas a floresta está ameaçada por um projeto de governo que vem privilegiando o lucro de empresas e criminosos, ao invés do bem estar de todos. Assine a petição, receba nossas denúncias e nossos chamados para ação. Precisamos estar alertas e unidos para agir!
2 Se manifestar no Twitter ou WhatsApp
Aquele sentimento de “eu não aguento mais tanta loucura” está preso no peito e precisamos soltá-lo. Envie uma mensagem para os governantes do nosso país mostrando que você se importa com a Amazônia e exigindo que sua proteção seja uma prioridade absoluta. Chega de desmonte! Chega de fechar os olhos!
Ao se manifestar no Twitter, Facebook ou WhatsApp, use a hashtag #BrasilemChamas para fazermos volume a essa voz em defesa da floresta.
Baixe aqui vídeos e outros materiais para compartilhar
3 Se juntar ao desafio do TikTok
Para termos um movimento enorme em torno da proteção da Amazônia, é preciso que toda a sociedade entenda o que está havendo e que possamos nos conectar, pois juntos somos mais fortes. Ajude a espalhar o apoio à floresta!
Junte-se a nós no desafio do TikTok! Publique um vídeo/foto da sua receita vegetariana/vegana preferida usando a hashtag #MenosCarneMaisFloresta e marcando o perfil do @greenpeacebrasil. Bora mostrar para o mundo um prato mais gostoso, sem rastros de destruição e agir juntos para diminuir o impacto da indústria que mais desmata nossas florestas?
@greenpeacebrasil Compartilhe receitas sem carne marcando o @greenpeacebrasil + ##menoscarnemaisfloresta @giuliacosta9
♬ som original – Greenpeace Brasil
4 Compartilhar histórias
O acesso à informação já está mais fácil em boa parte do Brasil, mas muitas pessoas ainda não têm acesso a fontes confiáveis e acessíveis, especialmente em uma sociedade contaminada pelas fake news. Por isso, levar informação para quem você conhece pode ser transformador. Compartilhe vídeos, textos, estudos, FATOS e ajude a combater a desinformação e engajar mais gente nesse movimento para proteger a Amazônia.
5 Diminuir o consumo de carne
O vídeo “Tem um monstro na minha cozinha” nos faz despertar para o fato de como a indústria da carne está devorando florestas como a Amazônia e como esse sistema de produção está diretamente conectado com o alimento a que temos acesso nas prateleiras dos supermercados.
A atividade pecuária é a principal responsável pelo desmatamento na Amazônia. Estudos indicam que 80% da destruição da cobertura florestal do bioma é consequência da produção de gado. E são justamente essas propriedades com atividade pecuária as principais responsáveis pelo fogo que vem transformando a floresta em pasto.
Além de colocar em risco a rica biodiversidade, esse sistema de produção é um dos que mais contribui para o aumento das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Um sistema que alimenta a emergência climática e destrói a variedade de vida no planeta que faz possível a nossa existência.
Assim como o personagem do vídeo, repense essa escolha. Não é apenas a sua casa que está sendo invadida ou a da onça que se refugia na cozinha, é a nossa casa comum, o planeta, que está sendo tomado por um sistema baseado na destruição.
6 Ser voluntário(a) do Greenpeace
Você pode ir além e experimentar novas formas de se manifestar pela proteção da Amazônia. Ao se tornar um voluntário ou voluntária, você se conecta com pessoas com interesses comuns, produz eventos, campanhas, atividades na internet e nas ruas (quando isso se tornar possível novamente), troca fotos e vídeos, conta histórias e divulga ações com o objetivo também de abrir diálogo com outras pessoas convidando-as para que olhem de maneira crítica para nossa realidade e se tornem agentes transformadores da sociedade.
Para fazer parte da nossa rede de voluntariado é só entrar no Conexão Verde, realizar o treinamento de boas-vindas, se conectar com outros ativistas ao redor do Brasil e participar das discussões e mobilizações. É só começar!
7 Tornar-se um doador do Greenpeace
Depois de entender como o monstro do desmatamento é perigoso para todos, além das atitudes acima, você também pode contribuir financeiramente para a continuidade do trabalho do Greenpeace! Estamos há mais de 20 anos atuando pela proteção da Amazônia e sua biodiversidade.
Ao se tornar um doador do Greenpeace, você nos ajuda na continuidade do nosso trabalho de pesquisa, investigação e denúncia de crimes ambientais, além de apoiar nossa busca por um mundo mais verde, justo e pacífico.
Somos uma organização independente e não aceitamos nenhum dinheiro de empresas, partidos políticos ou de governos. Aceitamos contribuições apenas de pessoas físicas como você.
Vivemos uma crise ambiental sem precedentes na Amazônia e é preciso agir!
O momento demanda ações emergenciais – incluindo uma moratória do desmatamento, o fortalecimento dos órgãos de controle, como Ibama e ICMBio, e a criação de áreas protegidas – além de muita pressão da sociedade. A Amazônia é vital para a manutenção da vida no planeta e por isso, a sua mobilização é fundamental para garantir sua proteção.