O presente estudo, encomendado pelo Greenpeace Brasil e realizado pela Amapari Consultoria Ambiental, busca analisar os impactos potenciais da atividade de exploração de petróleo e gás na costa do Amapá. 

O objetivo do levantamento é identificar alternativas econômicas para região, gerando evidências científicas que fortaleçam o debate sobre a sustentabilidade social, ambiental e econômica da região.

A pesquisa foi apurada em seis municípios costeiros, e um distrito municipal do estado do Amapá, na região da Bacia da Foz do Amazonas, área que está na mira da indústria do petróleo. 

Os achados do relatório dão conta de que 42% dos entrevistados têm expectativas negativas sobre a exploração de petróleo na região; 69,2% citam o vazamento de óleo como possível causa de impactos sobre a pesca e a vida marinha. A amostra também indica que 96% das comunidades costeiras do Amapá não participaram de nenhuma audiência pública sobre o tema.

A elaboração do estudo fez parte das atividades da Expedição Costa Amazônica Viva.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!