A empresa mantém um projeto para explorar petróleo na costa do território francês que pode causar graves danos ao recife dos Corais da Amazônia observados na região
Não basta para a Total buscar por petróleo e ameaçar o recife dos Corais da Amazônia na costa do Brasil. A ganância da empresa é tanta que ela está busca perfurar também um poço na costa da Guiana Francesa. Este poço está a mais de 2 mil metros de profundidade e a 150 km da costa.
Assim como no projeto brasileiro, um vazamento de óleo ali ameaçaria o recife dos Corais da Amazônia, que também existe no mar daquele país. Em maio, nossa expedição com o navio Esperanza mostrou pela primeira vez imagens de corais e esponjas-do-mar na região da Guiana Francesa, provando que o ecossistema se estende para além das águas do Brasil. Essa notícia deixa claro que os Corais da Amazônia escondem ainda muitos segredos a serem revelados. Pesquisadores afirmam que muito pouco do recife é conhecido e que nele podem existir espécies de peixes, esponjas-do-mar e até bactérias ainda desconhecidas pela ciência.
Mas, antes do nosso anúncio, a própria Total já tinha reconhecido a presença do recife em águas da Guiana Francesa, segundo seu Estudo de Impacto Ambiental (EIA). E, como sempre, a empresa insiste em começar uma atividade que irá colocar em risco o bem-estar do recife e de comunidades que habitam a costa.
Atualmente, a empresa está em processo para obter a aprovação de seu licenciamento ambiental com o governo da Guiana Francesa. Até o dia 23 de agosto, foi aberta uma consulta pública para que a população tivesse a chance de dar sua opinião sobre o projeto.
A empresa diz que, em caso de um acidente no mar da Guiana Francesa, o equipamento para conter o óleo derramado vai demorar 30 dias para chegar até o local. Trinta dias! É um mês inteiro em que o petróleo vai se espalhar pelo mar, contaminando as águas e podendo matar peixes, tartarugas-marinhas, baleias e tantos outros animais que vivem ali. Também poderá atingir e causar danos irreparáveis ao recife dos Corais da Amazônia. E não para por aí. Um vazamento de petróleo é também uma ameaça à vida de muitas pessoas que dependem da pesca e, claro, de um oceano saudável para viver.
Uma “solução” que a Total considera para limpar o oceano, segundo a própria empresa, seria usar dispersantes químicos para conter o óleo. Só que o tipo de dispersante que a petrolífera planeja usar é tóxico para corais. Ou seja, não existe solução viável. A saída é não explorar petróleo para que não exista a possibilidade de um vazamento.
Aparentemente, a petrolífera não aprendeu nada desde que começou a tentar explorar a costa do Brasil. E continua com seus projetos arriscados que colocam o lucro na frente da natureza e das pessoas.
Se você gosta do trabalho que o Greenpeace faz para defender os Corais da Amazônia, que tal se tornar um doador? Nós dependemos de doações de pessoas comuns, como você, porque não recebemos dinheiro de empresas ou governos.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Agora que o petróleo se esvai e se incrementam as pesquisas para substituí-lo, os petroporcos querem poluir ainda mais o planeta ? Está passando da hora de extinguirmos a Petrobras, de triste memória de corrupção e de poluição ambiental.
A natureza, o mundo em si é tudo obra de Deus, qualquer coisa que fizermos contra ela, sofreremos as consequências em nossas almas, seja aqui neste mundo, ou no purgatório na eternidade, senão fica muito fácil a gente fazer coisas ruins e não pagar.
merci beaucoup à l'équipe de Greenpeace-Brésil de rendre attentif aux forages pétroliers de Total en Guyane francaise ! C est vrai que la Guyane est voisine de l'Amapa, et c est vrai que Total aimerait aussi effectuer des forages en Amapa. Nous devons unir nos forces car la protection de l'environnement n'a pas de frontière ! Dernièrement j'ai appris que le gouvernement du Belize avait fait voter par son parlement une loi interdisant les explorations et forages pétroliers - c'est magnifique - et on leur dit bravo. Bien cordialement, Francois Catzeflis
Jamais nos 80 anos de vida pensei que a estupidez da raça humana fosse tão contaminada pela ganância do lucro ao ponto de querer extrair petóleo destruindo a natureza que evoluiu inumeras eras para criar uma natureza tão perfeita como este s corais .Esta ganância desenfreada por lucros com petróleo é inadmissivel em pleno século XXI do Terceiro Milênio no planeta Terra do sistema Solar de nosso Universo......é o fim
Muito difícil ! ... O ser humano no longo do tempo, passa por uma transformação que muitas das vezes deixa a desejar. E nesse profundo contexto,o bom individuo se limita ao egoismo,a individualidade,a uma ambição sem a devida consciência do seu limite. O individuo adquirio a inteligência e por outro lado tem perdido a divina percepição dos essenciais fundamentos da profundidade da vida. Se rende ao mau, sem se importar com a fatal das cosequências. De fato que,os bons olhos não consegue atigir a formosa forma do horizonte. O bom coração tornou cada vez mais solido,sem se conseguir se harmonizar num mundo que prevalece o sentido maior é bem viver e conviver e assim sobreviver coletivamente. De fato que , o bom pensamento agregando aos bons sentimentos,renasce a devida atitude que,transforma o ser, a vida e por que não o mundo. Numa almejada expectativa de importantes melhorias. Sonhar é preciso. Enfrentar a adiversidade da realidade é sempre a nossa importante missão.
Minha opinião trata- se de que, existe uma grande pressão dos estados unidos sobre os países da América latina que tem grandes reserva de petróleo sobre seus domínios, pois , o que eu percebo, é que essa busca desesperAda por petróleo por parte dos estados unidos, é o que tem gerado grandes conflitos em todo o planeta, portanto é necessário que se faça o povo norte americano se voltar contra o presidente americano, nesta questão, pois quem tem o poderio bélico para ameaçar o restante do mundo por causa do petróleo é os estados unidos, pois já derrubaram um governo legítimo e soberano do Brasil e estao de dono do pre-sal riqueza do povo brasileiro, pra eles não existe nenhuma soberania na america latina, e sim um colonialismo americano, imposto pelos estados unidos. Carpendie.