Ao indeferir pedido da Petrobras para explorar petróleo na área, Ibama assegura proteção socioambiental do Amapá e região
A luta em defesa dos Corais da Amazônia conquistou mais uma vitória! Nesta quarta-feira (17), Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), negou licença para a Petrobras explorar petróleo na foz do rio Amazonas.
A decisão, que segue recomendação da área técnica do órgão, aponta que há um conjunto de inconsistências técnicas nos estudos apresentados pela petrolífera para o início da perfuração marítima do bloco FZA-M-59, região da Foz.
Ao negar a licença ambiental, Agostinho argumenta que a nova fronteira exploratória é de alta vulnerabilidade socioambiental e reitera que é necessária a realização da Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) para as bacias sedimentares que ainda não contam com tais estudos e que ainda não foram exploradas, o que coloca a viabilidade ambiental do projeto em xeque.
O posicionamento do Ibama garante a proteção de uma biodiversidade gigantesca, única e ainda pouco conhecida. Os Corais da Amazônia, por exemplo, foram descobertos há poucos anos e ainda há muito a ser estudado e catalogado pela ciência na região.
Marcelo Laterman, porta-voz da campanha de Oceanos do Greenpeace Brasil, ressalta que a organização recebe a decisão do Ibama com entusiasmo, já que os ecossistemas marinhos, costeiros e dinâmicas sociais da região foram respeitados.
“Estamos chamando a atenção para essa ameaça desde 2017, quando empresas estrangeiras, como a gigante francesa Total, tentaram inaugurar a exploração de petróleo na foz do Amazonas sem o devido conhecimento ou garantias de segurança socioambiental para isso. Em resposta, foram mobilizados esforços científicos para pesquisar e mapear o Grande Sistema de Recifes da Amazônia. Uma causa que contou com o apoio de organizações da sociedade civil, de representantes das comunidades do território e de mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo”, relembra Laterman.
O Ibama também negou a licença para exploração da área na ocasião. Agora, diante da nova negativa ao pedido da Petrobras, a mobilização em defesa dos Corais da Amazônia sai fortalecida.
“Essa é uma vitória do bom senso, pautada em evidências científicas e no princípio da precaução. Uma oportunidade para que o país e a própria Petrobras se posicionem do lado certo e estratégico da história. Por uma transição energética justa, que valorize o que temos de diferencial: nossa biodiversidade, nosso povo e o enorme potencial em fontes limpas e renováveis”, defende o porta-voz do Greenpeace Brasil.
A decisão também é uma vitória das organizações socioambientais que se articularam para alertar a sociedade e as autoridades envolvidas sobre os perigos da exploração petrolífera na área. Em abril, por exemplo, um ofício assinado por 80 organizações, incluindo o Greenpeace Brasil, foi entregue ao Ibama, ao Ministério de Minas e Energia, ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, entre outras pastas.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Seria uma total incoerência abrir-se novos poços do petróleo quando devíamos abandonar paulatinamente todos os combustíveis fósseis. Chegou a hora do governo Lula se definir no plano real e não no discurso para inglês ver. Valeu Rodrigo Agostinho, Marina e todos nós. Mas nos preparemos, pois essa foi apenas uma primeira batalha ganha. Há outras ameaças a vista com continuidade de Angra 3, potássio na Amazônia, pacote do Veneno etc.
Enquanto há VIDA VIVA a vida dos corais em qualquer lugar do planeta TERRA 🌏 vamos preservar os ecossistemas #SOS 🆘 ...PLANETA TERRA 🌏
Sou a favor da preservação do meio ambiente, e que devemos gradativamente deixar esse negócio de combustível fóssil no passado. O IBAMA está de parabéns por essa decisão.
PARABÉNS IBAMA ,PRECISAMOS MOSTRAR PARA EMPRESAS BRASILEIRAS OU FRANCESAS QUE UMA AVALIAÇÃO TÉCNICA SOCIAL AMBIENTAL É MUITO IMPORTANTE.
Retificando o nome: Marijane, que fez o comentário com o qual concordo…
Muito bom! Chega de destruição! Nos levantemos em defesa de nossa natureza!
Graças a Deus e a luta do Greenpeace. Uma ótima notícia que alegra muito o meu dia
O problema não é o combustível e suas riquezas é que faltam água doce em muitos lugares da própria cidade ou tribos e os combustível na maneira fósseis destroem a vida dentro e fora das florestas e cidades energias limpas e renováveis é lucro e vida para as maiores empresas e paises más não veem assim que os meios limpos e renováveis são os mesmos lucrativos combustível do mundo atual...parabéns pelo trabalho de preservar a água e as florestas do mundo.
PARABÉNS IBAMA ,PRECISAMOS MOSTRAR PARA EMPRESAS QUE UMA AVALIAÇÃO TÉCNICA SOCIAL AMBIENTAL É MUITO IMPORTANTE.
Enfim uma boa notícia 🙏
Adorei uma vitória grande todos querem vim ao Brasil para explorar tirar proveito da terra do mar.O Brasil tem que fortalecer mas essa parte do meio ambiente pois a saúde do país começa por ai proteger os recursos naturais e valorizar mas assua Bio diversidade.
É com imensa gratidão a vocês do Greenpeace Brasil e das demais Organizações mobilizadas contra a ganância. É só isso que ouve, qdo o assunto são os dividendos milionários distribuídos. Enorme ganância. Parabéns Sr Rodrigo Agostinho, a ministra Marina Silva e a todos que se posicionaram contra da Petrobras, da francesa Total e quantas outras surjam.
Ótima notícia num país recheado de escândalos.
Excelente a atitude do Ibama. Corretíssimo. Chega de ir na contramão da vida das pessoas e do Planeta Terra.
Isso configura que às demandas começaram, surti feito pois afinal nós precisamos levantar a bandeira, pela nossas riquezas, não é justo que outra entidades filantrópicas usufluam das nossas riquezas que são bem expressivas, boa noite!
Muito bom!!!
uma das melhores notícias para todos nós.não pode esplorar nada na amazônia parabéns para o ibama
A luta continua.. pressão para não ter licença mesmo quando houver troca de governo. Criar lei garantindo para que exploração de petróleo nessa região não aconteça no futuro .
A luta continua.. pressão para não ter licença mesmo quando houver troca de governo. Criar lei garantindo para que exploração de petróleo nessa região não aconteça no futuro .
Enquanto há VIDA VIVA a vida dos corais em qualquer lugar do planeta TERRA 🌏 vamos preservar os ecossistemas #SOS 🆘 ...PLANETA TERRA 🌏
Sou grande admiradora do Greenpeace e assino todas as petições que encabeçam. Já participaram conosco na defesa do Rio Tapajós contra hidrelétricas ( só para enriquecer os já "podres de rico"!. Parabéns ao trabalho de vocês! Continuem firmes e cada vez mais associados aos grupos de defesa de nossa Casa Comum. De maneira especial a Amazônia. Mas, o Cerrado e demais biomas precisam de vocês. Não se esqueçam .Só não faço doação porque o pouco que possua já doo sempre para os "descartados" onde trabalho.
Que ótima notícia, maravilha 👏👏👏
Parabéns uma grande vitória o meio ambiente agradece é Greenpeace conta a distruição de uma grande descoberta dos corais da Amazônia
Meus parabéns a todos envolvidos na proteção de nossos recursos naturais, eu agradeço, você agradece o planeta agradece . Estamos todos em prol em defesa da natureza. Conte comigo.
Obrigada a todas as organizações que lutaram pela natureza. Essa foi uma vitória importantíssima <3 VIVA A AMAZÔNIA!
Não sou especialista na matéria. Por isso pergunto: é possível de alguma forma conciliar a exploração de petróleo com a preservação dos corais? qual o dano ambiental decorrente da pretendida exploração? Obrigado.
Bom dia a todos! Que notícia maravilhosa essa Vitória essa é mais uma entre tantas outras que desejamos obter graças ao trabalho de todos vcs, meus parabéns, Deus abençoe á todos.
Precisamos proteger nossas riquezas naturais. Garantir a vida no planeta
Parabéns uma grande vitória o meio ambiente agradece é Greenpeace conta a distruição de uma grande descoberta dos corais da Amazônia
Importante decisão que deve ser preservada.
Bom que os devidos cuidados sejam sempre valorizados e respeitados. Logo, logo, acredito, o petróleo não terá tanta importância na economia mundial dado a conquistas da ciência em novas alternativas de geração de energia.
Parabéns ao Greenpeace por estancar mais essa tentativa de sangria da nossa floresta, já basta o que que vem fazendo boa parte do Agronegócio que com sua expansão destroí a floresta para enriquecer poucos para alimentar quem pode pagar mais em detrimento da maioria do povo brasileiro, as estatísticas nos mostram isso.
Apoio todas as campanhas !!! Parabénssss por este lindo trabalho e informações muito importantes
Bravo. Luta Siemple Pela Nossa Amazônia!!! Saudações
beleza, uma noticia boa, é sempre bem vinda !!!
Em caso de um vazamento de petróleo na foz do Rio Amazonas, não somente o bioma fluvial sofrerá. Tamanho o caudal da bacia amazônica, grande parte do ecossistema do bioma Atlântico será prejudicado - com impacto global. Chamaremos a ocorrência de Shame-PETRO.
FINALMENTE O IBAMA VOLTOU A FUNCIONAR COM DIGNIDADE. PARABÉNS AO NOVO PRESIDENTE DO INSTITUTO. MINHA DECEPÇÃO FICA PELA POSIÇÃO DO SENADOR RANDOLFE, PELO QUAL TINHA A MAIS ALTA ESTIMA, NUNCA ESPERARIA QUE SE COMPORTASSE CONTRA NOSSA CAUSA. ESPERO QUE OS POLÍTICOS NÃO PRESSIONEM A MINISTRA MARINA COMO ACONTECEU EM BELOMONTE E QUE O PRESIDENTE LULA TAMBÉM NÃO FIQUE CONTRA ELA E A FAÇA LARGAR O MMA. CHEGA DE TANTO OPORTUNISMO. AGORA A REGRA É PROCURAR ENERGIA LIMPA, ENTÃO INVISTAM NA ENERGIA EÓLICA NESTES 500 KM DE DISTÂNCIA! INVISTAM EM ENERGIA DAS ONDAS, MAS DEIXEM NOSSA AMAZÔNIA EM PAZ! BASTA!
Vitória magnifica. Gostaria até de poder compartilhar no meu facebook, mas não vi como.
Uma excelente notícia, quem ganhou com isso foi todos nós ao redor do planeta. Que venha mais crédito de Carbono
A nossa gratidão a Rodrigo Agostinho do IBAMA por seu comprometimento com a Amazônia, e parabenizo ao Greenpeace por trazer à luz, tantas informações e conhecimentos sobre o ecossistema do nosso amado país, tão bonito, porém maltratado por desgovernos gananciosos e estúpidos!
Vamos lutar. Juntos , e teremos muitas vitórias.Parabens pelo trabalho.
Muito feliz por mais esta vitória na luta pela proteção deste ecossistema tão perfeito, lindo, valoroso. Muito orgulho pela presença do Greenpeace nesta luta!
Feliz com essa vitoria.vamos vigiar sempre.
VITÓRIA!
Parabéns pelas boas iniciativas realizadas em prol do meio ambiente.
Que alegria nossa natureza terrestre , viva a fauna e a flora .
Que luz viva .