No Dia Mundial dos Oceanos, confira mobilização de ativistas do Greenpeace contra a mineração em águas profundas em diferentes países

Ativistas se reuniram em frente ao Teatro Amazonas, em Manaus, para protestar contra a mineração em águas profundas

Os oceanos desempenham um papel fundamental para a saúde do planeta. Além de abrigar uma imensa biodiversidade, eles regulam o clima, absorvem dióxido de carbono da atmosfera e fornecem oxigênio – o que os tornam aliados essenciais na luta contra o agravamento da crise climática. 

No entanto, o bioma marinho enfrenta uma série de ameaças. Entre elas, a exploração de petróleo, vazamentos de óleo, poluição plástica e a crescente pressão para o início da mineração em águas profundas. 

Neste 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, queremos alertar sobre o perigo que a mineração representa para a vida que existe nas profundezas dos oceanos.

A atividade envolve a extração de minerais valiosos, como cobre, níquel, lítio, cobalto e manganês, do fundo do mar. Você pode saber mais sobre como funciona a mineração em águas profundas aqui.

A prática, cuja liberação será analisada pela Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos ainda este ano, é altamente preocupante pois pode ter impactos significativos e duradouros nos ecossistemas marinhos.

A escavação e a extração desses minerais, por exemplo, podem causar danos irreparáveis aos habitats e às espécies que dependem deles para sobreviver. Incluindo comunidades costeiras e pesqueiras, que têm nos mares uma fonte de renda e subsistência.

Para amplificar esse alerta, ativistas do Greenpeace ao redor do mundo organizaram o Dia de Ação Global Contra a Mineração em Águas Profundas em 3 de junho.

Com o objetivo de chamar atenção da sociedade sobre o tema, as ações contaram com banners humanos e instalações iluminadas no formato do polvo-fantasma, uma das centenas de criaturas marinhas que vivem nas profundezas dos oceanos e estão ameaçadas pela atividade.

Confira algumas imagens:

Mobilizações no Brasil

Em São Paulo, voluntários e voluntárias de Bertioga (SP) e do grupo Leste Paulista também realizaram ações para alertar a população sobre os perigos da mineração em águas profundas.

O mesmo aconteceu com os grupos locais de Manaus (AM), São Luís (MA), João Pessoa (Paraíba), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

Enrico Marone, porta-voz da campanha de Oceanos do Greenpeace Brasil, ressalta a importância de frearmos a mineração em águas profundas antes que seja tarde demais.

“O Greenpeace está atuando em nível internacional para alertar sobre os riscos dessa indústria e pressionar governos para que não apoiem uma prática que pode nos colocar ainda mais próximos de uma catástrofe ambiental. Não existe lugar em um futuro sustentável para a mineração em águas profundas”, afirma.

Estamos na Década do Oceano (2021-2030), uma iniciativa global capitaneada pela ONU para que diferentes setores e nações reúnam esforços para reverter a destruição dos mares e construam ações de gerenciamento sustentável. Para somar nessa articulação, o voluntariado do Greenpeace Brasil tem um Grupo de Trabalho específico sobre o tema.

A proteção dos oceanos é essencial para garantirmos o futuro do planeta e não podemos mais esperar!

Acesse este link do Conexão Verde e conheça mais sobre o ativismo em defesa da vida marinha.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!