Casos de intoxicação pelo petróleo cru nas praias do Nordeste confirmam nossa preocupação e reforçam o alerta para a necessidade de proteção

Em Recife, algumas praias estão restringindo a limpeza do óleo apenas aos voluntários que possuem Equipamentos de Proteção Individual.
Assim que o óleo apareceu nas areias e mares do Nordeste, a população rapidamente reagiu e colocou sua vida em risco para limpar as praias e salvar os animais. Nós, do Greenpeace, procuramos alertar para a necessidade de que isso fosse feito por pessoas capacitadas, ou seja, com os devidos equipamentos de segurança, pois as substâncias do óleo são tóxicas. No entanto, na tentativa de nos atacar e causar distração, nossa fala chegou a ser tirada de contexto para ser usada como a justificativa de que não iríamos colaborar na contenção das manchas, quando na verdade estávamos cobrando que a responsabilidade deste serviço deveria ser do governo, em função dos riscos envolvidos. Agora, infelizmente, os casos de intoxicação que começam a surgir comprovam tanto a nossa preocupação quanto a omissão do governo em garantir a segurança das pessoas.
Na região do Litoral Sul de Pernambuco já apareceram 17 casos de pessoas contaminadas pelo contato com o petróleo, seja com manifestações cutâneas pelo contato direto ou manifestações respiratórias pela inalação do gás por ele liberado. Como a reportagem do Intercept apontou, ao denunciar que voluntários estavam sendo explorados pela inação do governo, “o material encontrado nas praias é petróleo cru, rico em hidrocarbonetos cancerígenos. Também pode causar asfixia em altas concentrações. A curto prazo, gera problemas dermatológicos e respiratórios. A longo do tempo, pode gerar problemas neurológicos e alguns tipos de câncer, como leucemia”.

Criança mostra o contato com óleo em praia de Fortaleza.
Em função disso, agora, em muitas praias só pessoas com os equipamentos de proteção individual (EPI) têm sido autorizados a atuar diretamente na limpeza de óleo na areia ou no mar. O equipamento inclui botas, luvas, macacão, máscara e óculos. Nós do Greenpeace estamos distribuindo os EPIs aos nossos ativistas e voluntários para que os riscos à saúde sejam minimizados. Exaltamos o trabalho de mobilização que realizam, seja por necessidade ou indignação, na tentativa de reagir a essa destruição do petróleo, mas é fundamental que isso seja feito com segurança. Em muitos lugares, no entanto, são as próprias pessoas e organizações, que vêm providenciando esses equipamentos, para suprir a omissão do governo.
Muitos especialistas vêm tentando alertar a população como podem. A professora Soraya Giovanetti El-Deir, da Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, gravou um áudio pelo Whatsapp com várias recomendações para as comunidades locais em praias do Recife: “Precisamos suspender a alimentação de qualquer pescado marinho neste momento, e monitorar as pessoas que atuaram como voluntárias e que não estavam com EPI (Equipamento de Proteção Individual) correto. Se houver alguma alteração como insônia, dor de cabeça, mal estar ou tontura, isso significa que houve um reflexo da contaminação. O recomendável então é tomar bastante água, leite e, se os sintomas persistirem, ir até o hospital”.

Pescador volta do mar com equipamentos sujos de óleo em Japaratinga, Alagoas.
Quer saber como ajudar? Estamos dando apoio aos nossos times de voluntários que realizam atividades em várias cidades afetadas. Acompanhe em nosso site e junte-se a eles.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Não vão fazer matéria sobre o crime ambiental ocorrido em frente ao Palácio do Planalto?
Crime ambiental no planalto? Vc se refere ao crime do governo por ignorar o que está acontecendo com o vassamento do petróleo?
O único crime ambiental na "frente do palácio do planalto", não está fora e sim dentro. Que são as bocas desse presidente e seus filhos e aliados, que só falam m..da.
O impeachment precisa acontecer. Desde a entrada do atual presidente só acontece catástrofes! Esse homem é um louco que está brincando de ser presidente.
Total apoio ao Greenpeace!
Um descalábro dos nossos governantes. Inclui tudo. Até palavras ofensivas ao Green Peace. Obrigada pelo trabalho de vocês.
Gente está na hora de fazer baixo assinado juntar a população e parar o Brasil até tomarem providência disto e parar o Brasil inteiro unir o povo todo sem exceção eu moro no mato grosso do sul mas aqui está todo mundo torcendo para isso ser resolvido depois que esse presidente e o filho dele entrou tudo está sendo destruído foi só esse maldito entra do filho será que ninguém percebe meu Deus que o Brasil virou uma bagunça em destruição total quanta coisa ruim já aconteceu a flora mata pegando fogo agora isso gente para e pensa um pouco
E um absurdo deixar chegar neste ponto !! Espero que as praias voltem ao normal !! Este ministro é péssimo
O impeachment precisa acontecer. Desde a entrada do atual presidente só acontece catástrofes! Esse homem é um louco que está brincando de ser presidente.
Esse derramento de oleo que esta no Nordeste é criminoso, como pode praias tão lindas que tem no Nordeste acontecer isto?
Boa tarde, eu sou doador e sou do Nordeste, precisamente em Porto de Galinhas - Ipojuca - PE, um dos locais onde o óleo afetou nossas praias, participei como voluntário da limpeza das praias por diversos dias. Sempre
Muito bom o trabalho e as informações Fornecidas pelo Greenpeace. Parabéns
Não é fácil colaborar com um governo tão irresponsável. Admiro a luta persistente do Greenpeace e também estou colaborando como pesquisadora e é inegável que a humanidade está ligada ao mundo imaterial e lutar pela preservação da Terra é lutar contra pessoas que optaram pelo mal e querem destruir a Terra. A luta do Greenpeace é complexa, porque envolve a política, governos dirigidos por agentes das trevas, a ambição desenfreada e cega da humanidade, a falta de valores morais.
Até agora não vi nenhuma palavra do Green Peace, contra o navio que vez o despejo do petróleo no mar para atingir as praias do NORDESTE. Até parece que ele fez pontaria. MAS O GREEN PEACE NÃO DISSE NADA CONTRA O NAVIO. Não protestou contra o navio.
E uma pouca vergonha tudo isso e muito triste não ver ninguém ser punido
VOCE SOUBERAM, E MUITO BEM, PICHAR O PIXÉ DIVULGANDO DENEGRINDO O BRASIL. MAS FAZER ALGUMA COISA NADA FIZERAM ALIÁS UM NAVIO SEU PASSAVA PELO SUPOSTO LOCA E NA HORA OU DIA DO DERRAMAMENTO OBRIGADO POR EMPORCALHAR BRASILIA VOCE SE COMPORTARAM COMO O MST OBRIGADO GRAMPIXE