
Ricardo Salles durante nomeação para Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo
O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou neste domingo (09) o nome do novo ministro do Meio Ambiente: o advogado Ricardo Salles, ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo no governo Alckmin (2016-2017). Como um dos fundadores do Movimento Endireita Brasil (MEB) e apoiado por ruralistas, Salles já esteve nas manchetes graças a declarações polêmicas de apoio à ditadura e em defesa da pena de morte. Entre outros processos sofridos, em 2017, Salles se tornou réu em uma ação civil do Ministério Público Estadual sob a acusação de participar de alteração ilegal do zoneamento do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, para favorecer empresas ligadas à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Agora, foi nomeado para a pasta de meio ambiente.
“Jair Bolsonaro já deixou claro que deseja reduzir o Ministério do Meio Ambiente a uma espécie de subsede do Ministério da Agricultura. A escolha do novo ministro apenas segue esta lógica”, afirma Marcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace. Segundo divulgado pela imprensa, Bolsonaro teria dito que a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, seria quem aprovaria o nome indicado.
Durante a campanha eleitoral, o presidente eleito ganhou apoio da bancada ruralista do Congresso e se comprometeu com uma extensa agenda de retrocessos, ameaçando atacar as áreas de florestas protegidas, diminuir a atuação do Ibama e aprovar leis como a que libera o uso descontrolado de agrotóxicos no Brasil, além de enfraquecer o licenciamento ambiental.
A nomeação de Salles ocorre no momento em que a área ambiental recebe más notícias: o desmatamento da Amazônia registrou o maior índice dos últimos dez anos, e o país acaba de retirar sua candidatura para sediar a COP-25. Além disso, o futuro Ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, deu declarações em que nega a existência das mudanças climáticas, prometendo colocar o país na contramão dos esforços realizados por mais de 190 países. Com a decisão de não sediar mais a COP em 2019, Bolsonaro começa a cumprir sua lista de ameaças ao meio ambiente.
“Seguindo as promessas do presidente eleito, a principal função do novo ministro será a promoção de uma verdadeira agenda antiambiental, colocando em prática medidas que resultarão na explosão do desmatamento na Amazônia e na diminuição do combate ao crime ambiental. O que já está ruim, pode piorar”, avalia Astrini
O Brasil tem um papel de extrema importância na preservação ambiental. O equilíbrio climático é essencial tanto para o combate às mudanças climáticas quanto para a produção agropecuária do país e, portanto, para a economia e a geração de empregos. É no Brasil também que encontra-se a maior floresta tropical do mundo, berço de metade da biodiversidade já registrada, de 12% da água potável do mundo e lar de populações que dependem da floresta para viver. Além disso, já temos áreas abertas suficientes para duplicar nossa produção agropecuária sem desmatar mais nenhum hectare de floresta.
Por conta disso, trabalharemos para que as promessas na área socioambiental feitas por Bolsonaro durante a campanha eleitoral não sejam cumpridas, pois representam enormes retrocessos que terão efeitos extremamente negativos para nossas florestas, nossos rios, a economia e para a vida das pessoas no Brasil e no mundo.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Meu Deus e agora , o que sera de nos e da nossa vida, esse homem ta louco só pode, vamos terminar sem água os animaos mortos, Deus olha por nós todos o que sera do mundo sem as florestas ,sem água sem os animais sem nada ?!
Que doença de catastrofismo? Quanto a Europa vai pagar para mantermos o Jardim do Mundo?
Let's fight against these wrong ideas about the environement.
Boa tarde. Venho aqui dizer que quando leio um texto desse logo identifico o partido PT por detrás dele. Parece um VIDENTE PETISTA dizendo o que vai acontecer no futuro! Aquí no meu Estado a corrupção dos órgãos ligados ao meio ambiente foi sempre altíssima, descarada...e espero que o novo ministro consiga colocar esse povo todo na rua. O restante vamos aguardar pra ver o que acontece!
Verdade
Nós biólogos temos o Dever de lutar por políticas de preservação ambiental, estaremos sempre ao lado da preservação da Amazônia.
Go Bolsonaro
Não existe aquecimento global, acordem, bando de papagaios, só repetem o que os mestres das marionetes falam! Vão pesquisar antes de falar, aquecimento global é uma das maiores mentiras da humanidade, a maior hipocrisia que se fala atualmente.
Não existe aquecimento global! Acordem, estão mentindo pra vocês, pesquisem, a verdade um dia virá a tona. É a maior mentira da humanidade, acordem, vão se informar.
Olá
Engraçado que a matéria diz que houve um aumento do desmatamento da Amazônia nos últimos dez anos, tempo que o PT esteve à frente do governo!! Engraçado isso!!!!
Se com o PT, que tinha uma pasta ambiental mais atuante, já houve todo esse desmatamento imagine com uma pasta que não tem comprometimento nenhum.
Ao assistir o programa consultório CBN aos sábados na rádio CBN com Pétria Chaves, fico imaginando se o presidente Bolsonaro conhece ou faz que não conheça o André Trigueiro. Não consigo ver em outro homem Brasileiro, o conhecimento, a visão que tem este homem, quando em seus comentários. Eu o aprovaria como ministro do meio ambiente, sem dúvida alguma. Seria o nosso ministro perfeito para a pasta do meio ambiente! 🦋🐛🐠🐳🐙🐚🐍🐜🐝🐞🦂🌴🕷️🕸️🌲🌳💮🏵️🌹🌿🌾🍁🍂🌾🌵🌙☀️
O Greenpeace deixou de ser uma ONG séria e passou a ser cabo eleitoral da esquerda.
Tudo o que se fizer aqui pagaremos, por isto a natureza cobra
Tem o perfil do ministério do Bozo, devedor na justiça, histórico profissional pifio, baixa competência técnica e reacionário. Tudo alinhado como os demais membros de um ministério, em geral medíocre .
Não vai sediar mas vai participar da conferência. A rigor, não há nenhuma vantagem para o Brasil em sediar esse evento. Turismo? Ficaria restrito ao Rio de Janeiro.
As
As florestas estão ainda mais ameaçadas com esse governo que não se importa com nada quer dar poder aos ruralistas que so pensam no lucro. vai ser muita luta, mas estamos juntos nessa.
O IBAMA é um antro de corrupçao, não faz nada pensando no ambiente, aprova propostas absurdas de acordo com quem está pedindo autorizaçao e quanto está disposto a pagar. Quanto a sediar a COP 2019 ele disse que não sediaria pq o país não tem condições financeiras, o que não quwr dizer que não vá participar. Certíssimo,não temos condicoes de gastar esse dinheiro na nossa situação
Podemos fazer a nossa parte cada um como pode! Não queremos Ricardo Salles como Ministro do MMA. Temos direito de não querer, somos nós quem pagaremos a conta em todos os sentidos. Abaixo assinado está no site change.org
Está tudo censurado aqui! não parece democrático!
Green peace, PT Peace, Red Peace!!! Infelizmente é uma vergonha ler os artigos deste site, não retratam a verdade, tendenciosos ao extremo.
Olá a todos. Pelo que tenho acompanhado nas entrevistas o Ricardo Salles tem uma postura muito firme, fala com clareza sobre os assuntos, no meu ponto de vista vai ser um ótimo Ministro. Eu li no texto um assunto sobre o desmantelamento que é o maior entre os 10 anos, no meu entendimento ele está sendo crucificado por algo que ele não fez, pois fazem só 7 dias que ele assumiu. Estou torcendo para que ele consiga desempenhar um ótimo trabalho.
Tudo lixo !! Bando de hipocritas mercenários que se venden por dinheiro. Tenho fotos de obras irregulares em diversos lugares , nao estao respeitando a lei dos 30metros do rio para construir. !! Fiz denúncias na prefeitura . Defesa civil e nada foi feito !!! Lixo de pais !! Enquanto essas prostitutas politicas estiverem no comando deste pais , vai ser sempre um lixo de país !! Prostititas q se vendem por dinheiro pisam na lei, favorecem uns e ferram outros que moram perto de rio e nao liberam licenças para construir. Faema lixo !!!! Quero que todos morram logo neste pais lixo . Nao adianta mudar as peças do jogo se quem manda esta fora. !! 500 anos de brasil e em pleno ano 2019 essas prostitutas governam esse lixo de lugar e ninguem faz nada !!! Porq o dinheiro dala mais alto ... bando de sem moral caráter !! Quero ver cara macho para denúncia essas mafia q comanda !! Brasil lixo das prostitutas..