Nossa visão

Proteger a natureza significa proteger a vida, o abrigo e sustento tanto para nós humanos quanto para a vida selvagem nos lugares mais vitais do planeta. Nossas florestas e oceanos são fonte de cultura para muito povos e elementos essenciais para estabilizar o clima. Nossa biodiversidade é fonte de saúde e inovação. Desta interdependência entre os seres e os ecossistemas, da qual estamos profundamente conectados, depende nossa própria sobrevivência.

Publicações

Cultivando Violência

dezembro 2019

O desmatamento das florestas brasileiras foi longe demais. As terras do país estão sendo desmatadas e queimadas para dar lugar ao gado e à monocultura de grãos, abastecendo a crescente…

Segure a linha

novembro 2018

O debate acerca do avanço da agropecuária sobre novas fronteiras no Cerrado tem se dividido em duas correntes1. De um lado, há o discurso dominante a respeito da expansão da…

O Mapa da Vida

maio 2018

O Mapa da Vida nasce da indignação dos Munduruku ao ouvirem do governo que a construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós iria alagar “apenas” 7% da terra indígena…

Árvores imaginárias, destruição real

março 2018

Dois terços dos planos de manejo florestal do Pará têm indícios de fraudes na espécie mais valiosa, o ipê. Quantidade e volume de ipê vêm sendo superestimados para permitir a…

Madeira manchada de sangue

novembro 2017

Acusado de ser o mandante do massacre de Colniza, Valdelir João de Souza segue foragido da justiça, o que não o impede de negociar madeira amazônica.

Estudo lançado na COP23 indica caminhos para o Brasil zerar o desmatamento na Amazônia

novembro 2017

Para organizações responsáveis pela publicação, o caminho já existe, mas é preciso que governos e empresas se comprometam em eliminar, no curto prazo, qualquer forma de desmatamento

Amazônia em águas profundas: Como o petróleo ameaça os Corais da Amazônia

setembro 2017

Publicação lançada pelo Greenpeace mostra os riscos socioambientais que a exploração de petróleo vai levar à região Norte do Brasil. E como as empresas não estão preparadas para assumir esse…

Conheça a tomografia do Sistema Cantareira

agosto 2016

Usamos imagens de satélite para diagnosticar o uso e cobertura do solo do maior sistema de abastecimento de água do país, e as áreas prioritárias para recuperação florestal.

Hidrelétricas na Amazônia: um mau negócio para o Brasil e para o mundo

abril 2016

Relatório do Greenpeace mostra por que as hidrelétricas na Amazônia não são uma solução de energia limpa e traz cenários alternativos à usina de São Luiz do Tapajós a partir…

Carne ao molho madeira

novembro 2015

Você sabe de onde vem a carne que você come? Os supermercados onde compramos não se importam se essa carne é produzida às custas do desmatamento, que sustenta um ciclo…

A Crise silenciosa da Amazônia: Parceiros do Crime

novembro 2015

O esquema criminoso exposto pela Operação Madeira Limpa é amplo e vai a fundo no sistema de controle de madeira do governo. A ofensiva da Justiça ataca um problema que…

Barragens do Rio Tapajós

setembro 2015

O relatório produzido pelo Greenpeace Brasil foi elaborado a partir da análise do Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental para a construção da hidrelétrica São Luiz dos Tapajós com…

A Crise silenciosa da Amazônia: A invisibilidade dos Ka’apor

setembro 2015

A TI Alto Turiaçu foi homologada em 1982 como território do povo Ka’apor, porém tem sido alvo de invasões e da ação ilegal de grileiros, fazendeiros e madeireiros nos últimos…

A luta pelo Rio da Vida

agosto 2015

O Rio Tapajós é a mais recente fronteira hidrelétrica do Brasil. Estão previstas a construção de mais de 40 usinas hidrelétricas para os rios da bacia. Confira o relatório do…

A crise silenciosa da Amazônia – Licença para lavar madeira: Garantida

junho 2015

O relatório demonstra como a Santa Efigênia, madeireira envolvida com a extração ilegal e fraude nos sistemas de controle, estabelece uma rede de comércio com países importadores da União Europeia,…

A Crise Silenciosa da Amazônia: Crime na madrugada

outubro 2014

Noite após noite, caminhões carregados de madeira ilegal saem da floresta em direção às serrarias que abastecem os mercados nacional e internacional.

A crise silenciosa da Amazônia: Como o setor madeireiro frauda o sistema regulatório

maio 2014

O relatório propõe formas de regulamentação para impedir a extração ilegal de madeira, e ainda denuncia 5 métodos utilizados por madeireiros para fraudar o sistema regulatório atual. 

Comendo a Amazônia

abril 2006

Investigação realizada pelo Greenpeace Internacional, da Holanda, sobre a expansão da indústria da soja no Brasil revela novas evidências sobre a relação entre multinacionais norte-americanas com o desmatamento, a grilagem…