-
7 de setembro: Greenpeace Brasil realiza ação pacífica em Copacabana pedindo a “independência de combustíveis fósseis”
Manifestação denuncia que avanço da exploração de petróleo no Brasil conduz o país a um projeto econômico insustentável, baseado em um modelo extrativista ultrapassado, socialmente excludente e ambientalmente predatório.
-
Seis anos do derramamento de óleo no Nordeste, memórias de um crime que não acabou
Comunidades pesqueiras seguem enfrentando adoecimento, perda de renda e ameaças enquanto o Brasil insiste em ampliar a exploração de petróleo
-
Brasil vai na contramão do protagonismo climático nas negociações do Tratado Global sobre Plásticos
Pressionado por lobistas da indústria petroquímica, o Comitê Intergovernamental de Negociações adia decisão crucial para enfrentar a crise da poluição plástica
-
Relatório do Greenpeace expõe “zonas de sacrifício” causadas pela indústria do plástico
Documento mostra que mais de 51 milhões de pessoas vivem próximas a fábricas petroquímicas e estão expostas à poluição do ar causada pela produção de plásticos
-
O fundo do mar não está a venda: cresce a pressão por uma moratória da mineração em alto-mar
Pressionada por lobistas da mineração, a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos enfrenta teste de credibilidade.
-
Como o PL da Devastação facilita a exploração de petróleo e ameaça a Foz do Amazonas
Entenda quem toma as decisões sobre a exploração de petróleo no Brasil, como funciona a autorização ambiental e por que isso coloca a Foz do Amazonas em risco.
-
BRICS deve priorizar agenda climática e fortalecer multilateralismo internacional
Após avanços tímidos na Conferência de Bonn e resultados péssimos para os países em desenvolvimento na COP29, líderes do Brics precisam contribuir para preencher o vácuo de liderança global frente…
-
O que é o Tratado Global dos Oceanos e por que o Brasil precisa ratificá-lo?
No Brasil, o tratado já foi encaminhado ao Congresso Nacional e atualmente tramita na Câmara dos Deputados. A adesão é estratégica para fortalecer a integração do oceano nas negociações climáticas e reforçar a proteção da biodiversidade marinha.
-
Mais de 13 milhões de piscinas olímpicas foram leiloadas na Foz do Amazonas
Blocos vendidos somam mais de 16 mil km² na costa amazônica, região rica em biodiversidade e próxima de comunidades ameaçadas pela exploração de petróleo.
-
Foz do Amazonas: 19 novos blocos de petróleo são leiloados em pleno ano de COP30 no Brasil, contradizendo acordos climáticos
Com 10 blocos arrematados pelo Consórcio Petrobras e ExxonMobil Brasil, empresas insistem no projeto de esburacar a Amazônia.